SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

ADDIDAS : MARCA -222



ADIDAS
Os irmãos Dassler fundaram a “Dassler sport shoes” (Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler) em 1924.
A marca foi registrada somente em 18 de agosto de 1949. O nome deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de seu sobrenome Dassler. A busca por uma imagem que chamasse a atenção, para tornar seus calçados mais reconhecidos à distância, culminou com o famoso design das três listras, que foram acrescentadas como marca registrada no ano seguinte, surgindo assim um dos logotipos mais famosos do mundo.
O logotipo mudou várias vezes ao longo dos anos, mas as três linhas foram sempre uma constante. Juntas, elas formam um triângulo que representa uma montanha. É um símbolo dos obstáculos que seus atletas devem superar.


O TREFOIL
No final da década de 1960 e início da década de 1970 problemas crescentes com falsificações de sua marca registrada fizeram Adi Dassler desenvolver um novo logotipo. Em 1972, nascia o famoso logotipo Trefoil (três folhas em francês), vindo a se tornar a marca registrada oficial da empresa, adornando cada um de seus itens de vestuário.

COCA-COLA: LOGOTIPO -221




COCA-COLA
A evolução visual
O primeiro logotipo da COCA-COLA, que data de 1886, era escrito em letras retas. Ele apareceu pela primeira vez em um anúncio no jornal Atlanta Journal Constitution. Foi somente em meados de 1887, que o famoso logotipo da marca, criado por Frank Mason Robinson, contador e sócio da empresa, surgiu. Nos anos seguintes esse logotipo teve pequenas variações de acordo com suas aplicações. Na década de 40, ele ganhou letras mais finas. Nos anos 50 e 60 o logotipo foi utilizado dentro de uma forma vermelha, que ganhou o apelido de “Fishtail”. Em meados da década de 60 o tradicional logotipo ganhou a famosa “Onda”, quando Lippincott Mercer, responsável pela identidade da COCA-COLA, queria dar mais consistência a marca. Em 1985, com a mudança de fórmula do produto, e o relançamento com o nome de NEW COKE, surgiu também o logotipo com a palavra COKE.

SHELL - 220



A EVOLUÇÃO VISUAL
A palavra SHELL foi utilizada pela primeira vez em 1891 como marca registrada do querosene importado por Marcus Samuel. O nome era uma homenagem ao seu pai, um próspero comerciante conchas da cidade de Londres. O primeiro logotipo, contendo uma concha achatada (conhecida como Mussel Shell), apareceu em 1901. Somente três anos depois, em 1904, a tradicional concha, muito semelhante a de hoje, e denominada “Pecten” (ostra gigante Pecten maximus) foi inserida no logotipo da marca. O logotipo evoluiu desde o início do século com nítida redução do número de “linhas” na concha, aparecendo assim menos complexo. O atual desenho da concha foi criado pelo designer Raymond Loewy e introduzido em 1971. Somente em 2003 a SHELL retirou seu nome do logotipo, que passou a ser representado apenas pela famosa e reconhecida concha.

ASTON MARTIN: MARCA - 219



Aston Martin Lagonda Limited é uma empresa automobilística inglesa com sede em Gaydon, Warwickshire, Inglaterra. O seu nome é inspirado na prova de subida de montanha de Aston Clinton e no nome do seu fundador, Lionel Martin.

Em 1913, Lionel Martin e Robert Bamford fundou uma companhia que mais tarde se tornaria Aston Martin. Na época, Martin & Bamford Limited produziam automoveis de corridas, mas o duo queria criar uma variedade mais sofisticada do seu próprio estilo. Eles nomearam seu primeiro carro como Aston Martin , depois do fundador Aston Martin e Lionel Clinton subirem a montanha de Aston Clinton quando iam para o local onde um dos seus carros havia ganho a corrida.
CURIOSIDADES
No filme Goldfinger de 1964, James Bond usou uma atualização da Aston Martin, supersleek prata Aston Martin DB5 (completo com metralhadora, passageiro assento ejetor, rotativos e chapas de matrícula!)
Formatação e pesquisa:HRubiales

NISSAN : MARCA - 216

,
A palavra Nissan em japonês significa "Indústria japonesa", O nome da marca alusivo a origem do país fabricante . O símbolo representa a palavra “Nissan” sobre um fundo azul , cor do céu e do sucesso na cultura japonesa; e um círculo vermelho como fundo, que representa luz do Sol e a sinceridade. A simbologia da marca pretende transmitir a provérbio japonês: “sinceridade leva ao sucesso". O objectivo da marca era remeter para o "sinceridade leva ao sucesso".
Com a reformulação da marca, o logótipo foi alterado, mantendo-se o nome da marca no centro de um círculo, que simboliza universalidade.

PÉ-DE-COELHO ' AMULETO :SIMBOLOGIA-215


PÉ DE COELHO
Existem registros de que em plena Idade Média (século XIII), durante os terríveis invernos europeus, as pessoas pobres se amontoavam no interior de suas casas com os animais domésticos, todos bem juntos, para aproveitar o calor corporal de cada um. Nessa época as casas dessa gente não tinham nem luz nem qualquer tipo de isolamento térmico, e como porcos, ovelhas, carneiros e outros animais ficavam juntos e agrupados, é perfeitamente aceitável a ideia de que uma jovem mãe, tremendo de frio, pudesse pegar uma pequenalebre que se aninhava a seu lado e deixá-la mamar em seu seio, só para aproveitar o calor que o pelo do pequeno roedor lhe transmitia. Foi dessa forma, assegura a tradição, que as lebres passaram a ser vistas como ótimas companhias. Ao mesmo tempo surgiu na Grã-Bretanha a crença de que as lebres eram criaturas mágicas que traziam boa sorte, nascendo daí a certeza que o osso do pé desses animais, fácil de carregar, curava doenças caso fosse mantido junto ao corpo de quem estivesse sofrendo de algum problema físico

MASERATI : MARCA - 214


MASSERATI
O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.

TREVO ' AMULETO : SIMBOLOGIA -212


TREVO
o Trevo de 4 folhas. Diz a lenda que a raridade de um trevo de 4 folhas o transformou em um poderoso amuleto. Os antigos magos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 300 a.C., acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses e, com, isso, o dom da prosperidade. Ainda, segundo a lenda, para que se tenha sorte com o trevo de 4 folhas, o mesmo deve ter sido encontrado na natureza ou ter sido ganho de alguém e depois repassado como presente para mais três pessoas, formando-se uma corrente da sorte, multiplicando-se a força do pensamento positivo. quando se ganha um trevo de 4 folhas a pessoa recebe junto com ele votos de prosperidade, saúde e fortuna.

SUBARU : MARCA-211


SUBARU
Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.

YESHUA - Símbolo (Nome Místico de Jesus) -210


Segundo explicação de Vassariah, o Nome Místico-Cabalístico de Jesus no centro do losango é o símbolo da evolução das forças e de sua dualidade (o que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma só coisa).
É um poderoso pantáculo que atua energeticamente sobre formas pensamentos nocivas, expulsando as más vibrações ou influências do baixo astral.
Emprega-se também nas práticas de desenvolvimento espiritual durante 2 ou 3 minutos, depois fecha-se os olhos e faz-se a meditação.
Como gráfico atua como suporte e emissor, na transformação de pessoas com vícios, problemas de adolescência, desvios de personalidade e para proteção pessoal.
Pode ser usado em paredes, portas, carro, janelas.

SERPENTE - Símbolo - 208



A serpente era usada como símbolo místico nos antigos escritos sagrados de várias escolas de religião, sendo freqüentemente usada como emblema da “Palavra” ou “Logos”. Neste sentido, tornou-se o símbolo do tentador na queda do homem.

ASPIRINA : MARCA - 207


O nome ASPIRIN vem dos compostos usados na fabricação do remédio: “A” de Acetil, “SPIR” da planta Spiraea ulmaria (de onde era retirada a Salicin) e “IN” um sufixo comum para medicamentos. Porém, uma lenda diz que o nome vem do Santo Aspirinus, que era o Bispo de Nápolis, e o padroeiro das dores de cabeça. O produto foi apresentado oficialmente pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897. De lá para cá, o mundo viu duas mudanças de século e só aumentou a paixão pelo comprimidinho branco com a marca da indústria alemã em baixo relevo. A ASPIRINA foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e não recolhido na sua forma final da natureza. Foi a primeira criação
da indústria farmacêutica.
HISTÓRIA
A história da ASPIRINA (ASPIRIN em inglês) começou quando o francês Charles Gerhardt e o alemão Karl Kraut começaram a estudar melhor o princípio ativo da planta Spiraea ulmaria. Mas foi em 1897 (apenas 35 anos depois do achado de Smith) que Felix Hoffman, um jovem farmacêutico da farmacêutica alemã Bayer que procurava um jeito de ajudar o pai a combater o mal-estar crônico provocado pelo reumatismo, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico, apresentando a fórmula de uma droga capaz de aliviar a dor sem muitos efeitos colaterais.

OPEL : SÍMBOLO - 206


OPEL
O símbolo da Opel evolui ao longo dos tempos, o seu logótipo inicial era alusivo a duas máquinas de cozer, uma vez que a primeira área de negócio da marca foi precisamente produção de máquinas de coser. Quando passou a fabricar bicicletas
adotou um outro logótipo, e quando se iniciou no setor de automóvel optou por criar o logótipo que hoje conhecemos, embora não com um design tão atual. O logo consiste num relâmpago no centro de um círculo, combinado a estabilidade e plenitude do círculo com a imprevisibilidade do relâmpago.

FERRADURA 'AMULETO: SIMBOLOGIA-204


FERRADURA
A ferradura é uma peça que pode ser feita de vários materiais diferentes - ferro, alumínio eplástico, entre outros. É utilizada em cavalos e outros animais como mulas, jumentos e afins, como proteção dos cascos.
Em várias culturas a ferradura é utilizada também como um amuleto, objeto que traz sorte, ao ser pendurada na porta.
Origem possível é a influência dos Judeus na cultura brasileira, especialmente nos interiores do Brasil. Os sertões e roças sofriam grande influência do povo judeu em suas fundações devido a breve passagem junto com os holandeses, que logo foram para nova Amsterdam.
Possivelmente essa crença veio da Chamsa que era uma espécie de amuleto profético dos Judeus. Alguns dos que fugiram para o sertão era empregados de judeus que segundo os relatos dos moradores mais antigos do sertão ensinaram muita coisa para os nordestinos.

MITSUBISHI : SÍMBOLO-203



MITSUBISHI
O logotipo significa "três diamantes". Em japonês a palavra, “Mitsu” significa três e"Bishi", diamante. A empresa tem como termo de comparação os diamantes, o logótipo da marca e o nome são a representação da durabilidade e beleza dos seus produtos. Representa ainda o domínio do ar, da terra e dos mares, meios quem que atua.
A Mitsubishi é uma empresa multinacional de origem japonesa.
O logotipo sofreu poucas modificações desde a sua fundação

JOHNSON & JOHNSON - 201


A Johnson&Johnson nasceu há mais de um século na pequena cidade de New Brunswick, estado de New Jersey. Era o ano de 1886 e os irmãos Robert, James e Edward Johnson montaram uma empresa com instalações modestas e apenas 14 empregados, localizada em uma antiga fábrica de papel de parede as margens do rio Raritan. A idéia inicial era criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma compressa cirúrgica asséptica, pronta para o uso, que reduzia a ameaça de infecção. Nesta época, as taxas de mortalidade no pós-operatório chegavam a 90% em alguns hospitais. E não era por acaso. Algodão comum, recolhido do chão das tecelagens, era utilizado durante as cirurgias. Os médicos muitas vezes vestiam um avental já sujo de sangue para operar um paciente. A compressa que a Johnson & Johnson criou foi baseada nas teorias então revolucionárias do cirurgião inglês Joseph Lister. Ele identificou a presença de germes no ar, que seriam a fonte de infecção nas salas de cirurgia. Robert Johnson se interessou pelas descobertas do cirurgião inglês e estudou uma aplicação prática para elas. Foi então que a Johnson&Johnson começou a fabricar compressas e a desenvolver novos processos de esterilização. No ano seguinte a empresa publicou seu primeiro catálogo de produtos contendo em 32 páginas itens como emplastros medicinais, suturas e roupas anti-sépticas para uso hospitalar.

CITROËN : SÍMBOLO - 200


A história de Citroën começa com o fundador da companhia, o engenheiro André Citroën. Este construiu armamentos para França durante a Primeira Guerra Mundial - depois da guerra ele tinha uma fábrica e nenhum produto. Em 1919 começou a produzir automóveis, começando com o modelo convencional tipo A. O símbolo da companhia, ainda usado até hoje, é o "double chevron", referenciando o trabalho anterior da Citroën a engrenagem ou hélice helicoidal.

BACARDI (Símbolo do Morcego) - Logotipo


O logotipo do Morcego aparece em todo rótulo dos produtos que levam o nome BACARDI. De acordo com a Família, isto começou em 1862 quando a esposa de Don Facundo, Doña Amália Lucía Victoria Moreau, sugeriu que o Morcego fosse usado como marca registrada de seu novo rum. Ao entrar na primeira destilaria de BACARDI, Amália notou uma colônia de morcegos frutíferos que viviam nas vigas. Morcegos tinham grande significado no mundo de Doña Amália. Como uma amante das artes, ela conhecia os Taínos, um povo nativo já extinto de Cuba, que acreditavam que morcegos eram considerados portadores de bens culturais. E conhecia uma lenda local que dizia que os morcegos traziam saúde, sorte e unidade familiar. A sugestão dela também era inteligente e pragmática. Por causa da alta taxa de analfabetismo no século 19, o produto precisava de um logotipo gráfico fácil de lembrar - uma marca registrada - para ser identificado e vender. As criações de Don Facundo ficaram rapidamente conhecidas em Cuba e dentre os dois novos runs, um era cuidadosamente envelhecido, rico, escuro e fácil de tomar; o era outro leve, suave, sofisticado e fácil de beber. Mas a mitologia do morcego também ajudou, pois a novidade do Morcego de Don Facundo corria de boca em boca, junto com a notícia de seus novos runs. O Morcego, os contadores de histórias locais diziam, trouxe sorte e poderes mágicos para seu rum.

TIO SAM -Símbolo - 197


Segundo a versão do governo norte-americano, a figura do Tio Sam (Uncle Sam, em inglês), que se tornou símbolo dos Estados Unidos em charges e outras ilustrações, originou-se a partir do comércio de carnes durante a guerra de 1812. Samuel Wilson trabalhava num abatedouro de propriedade do tio, Elbert Anderson, que fornecia carnes para o exército. Essa carne era identificada pelas iniciais E.A - U.S (de Elbert Anderson - United States). Um soldado perguntou sobre o significado das iniciais, e outros responderam brincando que era Elbert Anderson e Uncle Sam, referindo-se a Sam Wilson. A figura de Tio Sam representou primeiramente o exército americano, para depois se tornar um símbolo do país como um todo. Dizem que tem, de fato, uma grande semelhança física com o açougueiro que o originou.

FIGA ' AMULETO : SIMBOLOGIA - 195


A figa, originalmente um amuleto italiano, chamado Mano Fico, também era usada pelos Etruscosna era romana. Mano significa mão e Fico ou Figa é a representação dos genitais femininos, e era associado a fertilidade e erotismo.
Hoje é usado como amuleto contra olho gordo na crença de que o obsceno distraia o mal.

JEEP: SÍMBOLO - 193


Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.

HONDA: SIMBOLO - 191


HONDA
O logótipo da marca japonesa fabricante de automóveis e de navios consiste no "H" alusivo ao sobrenome do seu fundador, Soichiro Honda em 1948. No entanto, este "H" encontra-se relativamente inclinado para a direita, simbolizando um caminho para o futuro.

CORINTHIANS: SPORT CLUB-ESCUDO-189


O escudo do Corinthians é formado por um circulo negro, com o nome completo e a data da fundação em branco, e a bandeira paulista com treze listras. Por trás, uma ancora com dois remos cruzados
EVOLUÇÃO DOS ESCUDO
1913: Enquanto o Corinthians jogou na várzea, (1910 a 1913), as camisas não tinham distintivo. O primeiro foi criado as pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista de Foot-Ball. Continha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, maiúsculas e sobrepostas. Permaneceu até 1914 nos jogos contra o Torino.
1914:O primeiro escudo foi criado pelo litógrafo Hermogenes Barbuy (irmão do craque Amilcar). Surge o S de Sport. O C passa a valer para Club e Corinthians.
1916: O fundo agora é redondo. Permanecem as letras S,C e P entrelaçadas.
1918:surgem variações do desenho com a volta do escudo de Hermogenes Barbuy com fundo preto.
1919:O distintivo já se aproxima do atual formado por um circulo negro, com o nome completo e a data da fundação em branco, e a bandeira paulista sem as treze listras.
1930:Surgem a âncora e os remos vermelhos que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte final de Francisco Rebolo Gonzalez, ex-jogador do segundo quadro em 1922.
A partir de então, o símbolo sofreu poucas alterações, como a descrição fiel da bandeira paulista com as treze listras.

TOYOTA : SÍMBOLO-188


O desenho consistem em 3 elipses entrelaçadas. Em termos geométricos, uma elipse possui dois pontos centrais: um deles é o coração dos clientes e o outro é o coração do produto. A elipse maior unifica os dois corações. A combinação das elipses vertical e horizontal simboliza o "T" de Toyota.

SEAT ' Marca-186



A marca é uma abreviação de Sociedad Española de Automóviles de Turismo. É composto por um "S" estilado na cor prata sobre um fundo vermelho. Atualmente é uma das principais fabricantes de automóveis da Espanha. A companhia foi fundada em 1950, por iniciativa do Instituto Nacional de Industria (INI) para incentivar a venda de carros na Espanha do pós-guerra.

LANDE ROVER: SÍMBOILO-185



Land Rover
A marca inglesa é também identificada como o primeiro veículo todo-terreno feito para uso civil. O primeiro modelo foi construído pela Rover em 1948 e baseado no projeto dos irmãos Wilks. A Land Rover tem sido controlada por diversas empresas do segmento durante sua trajetória. Começou pela British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e, a partir de março de 2008, pela indiana Tata Motors. A marca é reconhecida mundialmente por ser o carro oficial da rainha da Inglaterra, que sempre desfila com o modelo Range Rover.

INTERNACIONAL:SPORT CLUB-ESCUDO-181


O primeiro escudo do Sport Club Internacional era formado com as iniciais - SCI - bordadas em branco sobre a camisa vermelha, sem o circulo externo. E ao longo dos anos o seu escudo mudou, desde a fonte até os adereços alusivos aos feitos do "Colorado dos Pampas", conforme demonstra a sequencia abaixo retirada do site do clube (www.internacional.com.br).



Posteriormente, o clube passou a adotar as iniciais em vermelho sobre o fundo circular branco. Ainda na década de 50 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho, com bordas brancas, assim como conhecemos nos dias atuais.
Ainda na década de 50 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho, com bordas brancas. Depois do bi-campeonato brasileiro (1975-76) o escudo passou a hostentar duas estrelas douradas no seu topo.
Após as conquistas dos campeonatos Brasileiros de 1975-76, o escudo recebeu uma estrela dourada sobre o escudo, representando cada um dos títulos.
Em 1979, com a conquista do tri-campeonato houve a adição de mais uma estrela acima e de um par de louros abaixo do escudo como forma de reverenciar a forma invicta como foi conquistado o triunfo daquele ano. Na década de 80 tais referências chegaram a ser abandonadas em algumas oportunidades, principalmente, os ramos de louros.
Em 1992, com a conquista da Copa do Brasil - o quarto título nacional do Colorado, mais uma estrela foi incorporada ao escudo do clube. Com a conquista da Copa Libertadores da América em 2006, uma quinta estrela (de tamanho 50% maior que as demais) foi adicionada entre as outras e que no final do ano ganharia a companhia de uma estrela prateada maior sobre ela, que representa o título de Campeão Mundial Interclubes - FIFA conquistado na memorável vitória sobre o F.C. Barcelona da Espanha.
Em 2007, as conquistas completariam o cenário para o desenho atual do escudo com uma coroa sobre o escudo e um par de ramos de louro sob o mesmo. Os ramos de louro significam a conquista do Campeonato Brasilero Invicto, em 1979. A coroa representa a inédita conquista da Tríplice Coroa: Libertadores da América (2006), Fifa Club World Cup (2006) e Recopa Sul-Americana (2007).
As estrelas permaneceram, inicialmente passaram para o lado direito do peito (no lugar da marca do fornecedor de material esportivo e posteriormente para a área central do peito um pouco acima da altura do escudo.

PALMEIRAS: ESPORTE CLUBE-ESCUDO-180



O estatuto do clube, nos artigos 141 e 139, dá a dica para não errar na hora de desenhar o símbolo do Verdão:
Sobre o centro de um campo verde, gravam-se dois aros brancos concêntricos e circunjacentes; dentro dos quadrantes inferiores, em caracteres brancos, gótico-germânicos eqüidistantes do aro interno, escreve-se: “PALMEIRAS”; no interior de tais círculos, há outros dois menores, um de cor branca e outro de cor verde, que alcançam mais os quadrantes superiores, à volta de um campo branco nos quais se salienta um escudo suíço, de cor verde, com orla alvi-esmeraldina em cujo frontispício se desenha um “P” maiúsculo, de forma especial, já sancionada pelo uso; entre os aros maiores e os menores, em cada quadrante superior, há quatro estrelas brancas, que evocam o mês de fundação da SEP; há uma banda branca, proporcional, que entrecorta o campo verde em diagonal, da parte inferior da esquerda para a superior da direita, sem fazê-lo nos aros
EVOLUÇÃO DOS ESCUDO

CHRYSLER:SIMBNOLO-179


A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. Ela voltou a ser o símbolo da companhia novamente em 2007 depois que a Cerberus Capital Management assumiu o controle acionário da Chrysler. O velho símbolo agora em versão 3D é uma tentativa de lembrar aos seus clientes da trdição da empresa como fabricante de carros de qualidade.
Este simbolo é usado na parte traseira do carro

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE: ESCUDO-177



De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.
As estrelas foram introduzidas posteriormente e também tem um significado especial. As duas douradas, introduzidas no escudo em 1955 e, posteriormente, no uniforme em 1997, representam os recordes mundiais e olímpicos conquistados por Adhemar Ferreira da Silva nasOlimpíadas de 1952 em Helsinque e nos Jogos Pan-americanos de 1955 no México.
Já as três estrelas vermelhas, ao centro, introduzidas em 2000, representam o tricampeonato Mundial conquistado no Japão, nos anos de 1992, 1993 e 2005.
Pelo estatuto não são permitidas inclusões de títulos considerados de menor importância. Campeonatos continentais, nacionais, estaduais ou amistosos jamais poderão ser representados por estrelas.

EVOLUÇÃO DO ESCUDO

clique sobre a foto para aumentar

TEATRO (Tragédia e Comédia) - Símbolo


TARGÉDIA E COMÉDIA
No surgimento do teatro, na Grécia, a arte era representada, essencialmente, por duas máscaras: a máscara da tragédia e a máscara da comédia. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs. Por isso, as peças gregas eram encenadas com grandes máscaras!
Existiam dois tipos de peças: as tragédias e as comédias. As tragédias eram histórias dramáticas, e mostravam homens que, por não aceitarem a vontade Divina, davam-se mal..As comédias, ao contrário, eram histórias engraçadas chamadas sátiras da vida.

LAMBORGHINI: SÍMBOLO-174


A marca dos desportivos italianos é uma homenagem a Ferruccio Lamborghini, o fundador da marca. A companhia surgiu em 1963 como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tratores Lamborghini Trattori, na Bolonha. O touro que aparece no símbolo representa as lutas de touro, pelas quais era Lamborghini fanático. Os carros da marca (Diablo e Murciélago) seguem esse fanatismo e contam com nomes de touros famosos

ROLLS ROYCE: SÍMBOLO-172





A empresa foi fundada por Frederick Henry Royce e Charles Stewart Rolls em 15 de março de 1906 como resultado de uma parceria formada em 1904.
Os dois “R” do logotipo eram estampados em vermelho, representava as iniciais dos sobrenomes dos sócios
Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
SPIRIT OF ECSTASY
Outro símbolo da Rolls-Royce, Spirit of Ecstasy, uma estatueta prateada de uma figura feminina, que adorna o capot dos Rolls-Royce
A primeira dessas estatuetas, conhecidas como Spirit of Ecstasy, foi encomendada por Lord John Walter Edward-Scott-Montagu, na altura editor da revista "The Car", para o seu Rolls Royce, feito a mão, em 1911.
a modelo foi a sua secretária, Eleonor Thorton, por quem o nobre tinha uma paixão.
O escultor Charles Sykes foi quem recebeu a tarefa do lorde para fazer uma escultura que representasse a amada sentindo o vento e a "música" do motor da sua nova máquina.
Sykes cedeu os direitos de cópia à Rolls Royce, com a condição de que fosse ele o único a produzir as peças.
Só em 1939 a "Flying Lady" se tornou equipamento padrão do fabricante.

SAGRADO CORAÇÃO - Símbolo - 171


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
O Sagrado Coração de Jesus é hoje um dos mais reconhecidos símbolos da fé católica. A imagem tem origem na França, perto do final do século XVII quando uma freira chamada Marguerite Marie Alacoque começou a divulgar as sua místicas visões de Jesus, exortava a que o país dedicar-se à veneração do seu Coração, que ela descreveu o coração como o centro de comunicação entre os seres humanos e o divino. Um coração com espinhos e chamas, surgimento de uma cruz no topo, foi estabelecida a partir da visão dos místicos mais cedo e, possivelmente, a partir alquímica imagens comuns na época.

SAAB : SÍMBOLO - 169






Clique sobre a imagem para aumentar
SAAB
A Saab, fábrica sueca, começou a fabricar aviões em 1938.
O nome Saab vem de “Svenska Aeroplan Aktiebolaget”, (Sueca Avião Limitada ou simplesmente SAAB). Foi criada para satisfazer as necessidades da empresa sueca " Air Vigo". Quando terminou a II Guerra Mundial, a empresa que só fazia aviões, comecçou a fazer carros para diversificar o seu negôcio. O primeiro carro foi um protótipo que recebeu o nome de "Saab ursaab ou 9200" (que significa em sueco: "original Saab") em 1946. Em 1947 foi constiuida a Saab Automóveis. O primeiro carro da empresa foi o Saab 92. A produyção de automóveis só começou em 1959.
O logotipo circular com fundo azul marinho, tem em vermelho um monstro mitológico com o corpo de um leão e a cabela e asas de uma águia com uma coroa dourada na cabeça. Esse símbolo representa a vigilância.
Houve a fusão da empresa Vadis-Scania, fabricante de caminhões com a empresa Saab, em que o simbolo era um brasão de armas da província de Scania.
A partir do ano 2000 a marca é controlada pela GM, só no nome Saab