SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

CIDADE DO RIO DE JANEIRO ' Brasão de Armas e Bandeira

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Município do Rio de Janeiro
Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeirocapital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do paísCidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota doturismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todoHemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.
Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - aPetrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, asOrganizações Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional - segundo dados de 2005. Rio de Janeiro é considerada umacidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC). tem uma população atual de 6 323 037 hab.
Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca
BRASÃO
Ficheiro:Rio de Janeiro (RJ) - Brasao.svg


Brasão da cidade do Rio de Janeiro tem como características o escudo português, em campo azul, cor simbólica da lealdade, a esfera armilar manuelina combinada com as três setas que supliciaram São Sebastião, padroeiro da cidade, tudo em ouro, tendo ao centro o barrete frígio, símbolo do regime republicano.
Como lembrança da mesma como capital, temos a coroa mural de cinco torres de ouro encimando o escudo. Como suportes, dois botos-cinza, um à direita e outro à esquerda, simbolizando cidade marítima. À direita, um ramo de louro e à esquerda, um ramo decarvalho, representando, respectivamente, a vitória e a força.
BRASÕES ANTERIORES
A cidade do Rio de Janeiro teve, desde a sua fundação em 1565, nove brasões, ou melhor dizendo, um brasão original reformado oito vezes. O primeiro deles, usado de 1565 até 1826, era uma versão extremamente simplificada do atual, com o campo em vermelho (goles) ao invés do azul atual (blau). Em heráldica, uma das convenções adotadas é a de se manter referências, mesmo que indiretas, aos símbolos originais dados a determinado local. Quando o brasão sofre reformas, o símbolo original é mantido de alguma forma, sendo esta a razão de o atual brasão ainda conservar muitas referências ao primeiro utilizado. A segunda versão do brasão esteve em voga de 1826 a 1856; a terceira, de 1856 a 1889; a quarta, de 1889 a 1893; a quinta, de 1893 a 1896; a sexta, de 1896 a 1957; a sétima, de 1957 a 1963; a oitava, de 1963 a 2000; e finalmente, a nona, de 2000 aos dias atuais..

BANDEIRA
Ficheiro:Rio de Janeiro (RJ) - Bandeira.svg

Bandeira do município do Rio de Janeiro consiste em um retângulo branco com duas faixas diagonais azuis se entrecruzando, com o brasão do cidade, na cor vermelha, no centro.
O seu desenho básico, pouco modificado até os dias atuais (à exceção do período em que se tornou estado da Guanabara - 1960 até 1975 -, foi oficializado pelo decreto 1.190 de 8 de julho de 1908.
Para fins de reprodução deve-se utilizar como base a proporção 07:10, ou 14 x 20 módulos, como a bandeira nacional.
Através do Decreto nº 29.526 de 30 de junho de 2008 foi institucionalizado o dia 8 de julho como o Dia da Bandeira da Cidade do Rio de Janeiro.
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização do Rio de Janeiro

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