SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

ESTADO DE MATO GROSSO -Brasão de Armas e Nandeira




O Brasão d'Armas do Estado de Mato Grosso compõe-se de um escudo em estilo português, isto é, com a ponta redonda, ocupada por um campo de sinople, sobre o qual assenta, lado a lado, um morro de ouro com dois cabeços, sendo um no centro do escudo, e outro um pouco mais abaixo, para a sinistra do mesmo. O resto do escudo é um céu de blau, sobre o qual domina, em chefe, a peça heráldica ultimamente consagrada no Brasão da Cidade de São Paulo, como símbolo do bandeirante, símbolo este que consiste em um braço armado a empunhar uma bandeira com a flâmula quadridentada e ornada com a Cruz da Ordem de Cristo, tudo de prata, exceto a cruz que é de goles. O escudo tem por timbre uma fênix de ouro a renascer da sua imortalidade ou fogueira de goles, e por suporte dois ramos floridos, um de seringueira e outro de erva-mate, enlaçados na base por uma fita que traz a legenda: "Virtute Plusquam Auro"
BANDEIRA

bandeira do Mato Grosso é um dos símbolos oficiais de Mato grosso, uma das subdivisões do Brasil.
Foi oficializada no dia 31 de janeiro de 1890 através do decreto nº 2. A autoria é do Brigadeiro Antônio Maria Coelho,barão de Amambaí e primeiro presidente do Estado após a proclamação da República sendo, portanto, uma das mais antigas do Brasil.
A bandeira instituida em 1890 vigorou até 8 de outubro de 1929, quando foi abolida através da lei n° 1.046, de autoria do deputado estadual Oliveira Meio. Foi, no entanto, restabelecida pelo Art. 140, da Constituição do Estado de Mato Grosso de 11 de julho de 1947, mantendo seu desenho original.
Seu desenho consiste em um retângulo com proporção largura-comprimento de 7:10, com fundo azul. Sobre o fundo azul há um losango branco e um círculo verde semelhantes ao encontrados na Bandeira do Brasil. dentro do círculo há uma estrela de cinco pontas em ouro de tamanho igual ao diâmetro do círculo.
SIMBOLISMO
As cores principais da bandeira (azul, branco, verde e amarelo) são as mesmas da Bandeira do Brasil e são uma representação da integração do estado com o Brasil, separadamente cada cor tem um significado específico:
  • O azul representa o céu;
  • O branco representa a paz;
  • O verde representa a extensão territorial;
  • A estrela amarela simboliza o ideal republicano e as riquezas minerais do estado, que tanto atraíram os primeiros colonizadores.
A estrela também remete a Sirius, que na bandeira nacional simboliza o estado;
FIAV normal.svg Bandeira do Governador do Mato Grosso
Fonte:.brasilrepublica.com/mtsimbolos
Formatação e pesquisa:Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Localização de Mato Grosso no Brasil

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