SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

ESTADO DO AMAZONAS - Brasão de Armas e Bandeira


Ficheiro:Brasão do Amazonas.svg

brasão do estado do Amazonas foi instituído pelo Decreto n. 204 de 24 de novembro de 1897, embora seu uso seja anteior a 1892, onde aparece na coleção de leis do estado daquele ano[1]Apresenta como feição principal a confluência dos rios Negro e Amazonas.
DESCRIÇÃO HERÁLDICA
  • A ELÍPSE: Significa os rios, Solimões e Negro, na confluência formando a partir deste ponto o rio Amazonas.
  • O CAMPO AZUL: Retrata o céu brasileiro
  • NO ENGALHAMENTO DOS RIOS: Através de um barrete frígio, representa a nossa lealdade para com a República.
  • O CAMPO VERDE: Reflete nossas florestas.
  • O ENTRELAÇADO: Recordam a gênese, da nossa grandiosidade.
  • A CORRENTE DE FERRO, ENVOLVENDO A ELÍPSE: Representa estabilidade da autonomia política no Amazonas.
  • OS EMBLEMAS DE NAVEGAÇÃO, LIGADOS POR UM LAÇO VERDE COM DUAS PONTAS DOBRADAS, PENDENDO DA CORRENTE NA PARTE DE BAIXO NA PONTA DIREITA - lê-se a inscrição 22 de junho de 1832, data em que a antiga Comarca do Amazonas se proclamou (por armas) como província independente.
  • NA PONTA ESQUERDA - 21 de novembro de 1889, dia em que o Estado aderiu à revolução ingente, de 15 de novembro do mesmo ano.
  • A ÁGUIA AMAZONENSE: De asas abertas, unhas aduncas e o bico entreaberto, simboliza a grandeza, a força de nossa pujança.
  • Do lado direito do escudo: Sobressaem os emblemas da indústria.
  • Do lado esquerdo do escudo: Nascendo da âncora, os emblemas do comércio e agricultura.
  • BANDEIRA
  • bandeira do Amazonas é um dos símbolos oficiais do Amazonas, um estado doBrasil. Foi adotada por ocasião da Lei nº 1513 de 14 de janeiro de 1982.
    DESCRIÇÃO
    Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento igual a 15:21 dividido em três faixas horizontais de mesma largura nas cores branco, vermelho, branco. Há no canto esquerdo superior um cantão azul sobre a faixa branca na qual há 25 estrelas brancas de cinco pontas na qual uma destas está sempre coltada para a parte superior. As estrelas estão dispostas do seguinte modo: duas linha, uma na parte superior e uma na inferior com oito estrelas cada. Há ainda mais oito estrelas dispostas em duplas em posição vertical entre as linhas superior e inferior de posições iguais à primeira, terceira, sexta e oitava estrelas. No centro há uma estrela de tamanho maior que as demais.
    SIMBOLISMO

    As 25 estrelas no canto esquerdo superior representam os 25 municípios em que se dividia o estado em 4 de agostode 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus. As duas faixas brancas na horizontal representam esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas.
    Na bandeira amazonense, ao branco e azul somou-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense (atual Polícia Militar do Estado do Amazonas), que se integrou às forças dos demais estados naquela luta.
    OUTRAS BANDEIRAS
Bandeira, não-oficial, conduzida pelas tropas amazonenses (1897).
Bandeira do governador do Amazona
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização do Amazonas no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário