SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

SIMBOLOGIA TUMULAR

Na arte tumular, também se usa símbolos que é uma forma de representação de determinados contextos históricos, ideológicos, religiosos, sociais e econômicos, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida, representando a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito , inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dando sentido às vidas passadas preservadas no silêncio dos cemitérios. A simbologia tumular designa um elemento representativo visível em lugar de algo invisível, que tanto pode ser um objeto, como um conceito ou idéia. O símbolo tem exatamente essa propriedade excepcional de sintetizar, numa expressão simples e sensível, todas as influências do inconsciente e da consciência, bem como das forças instintivas e espirituais, em conflito ou em vias de se harmonizar no interior de cada ser. Desta forma, o símbolo é muito mais do que um simples sinal, transcende o significado e depende da interpretação que, por sua vez, depende de certa predisposição para ser interpretada. Ela intensifica a relação com o transcendente. A simbologia tumular está carregada de afetividade e dinamismo que harmoniza o ser vivente perante a morte, perpetuar a vida.

Conheça a simbologia tumular acessando o link:

www.simbologiatumular.blogspot.com

23 de jul de 2009

ESTADO DO PIAUÍ - Brasão de Armas e Bandeira



Ficheiro:Brasaopi.gif

O brasão de armas do Estado do Piauí foi instituíto pela Lei n.o. 1.050, promulgada em 24 de julho de 1922, sob o comando de João Luiz Ferreira, então governador do Estado.
DESCRIÇÃO HERÁLDICA
Composto por símbolos heráldicos, o escudo é um néo-clássico cortado, onde sobre o campo superior de ouro velho, esmaltados em sinopla, uma ao lado da outra e equidistantes. Há três palmeiras nativas do Estado, a carnaúba (arrudaria cerifera), à destra lembra a fase nômade e pastoril de penetração pelos Bandeirantes do território virgem; o burity (mauricia vinifera) ao centro, marcando a época subsequente de fixão e estabelecimento dos núcleos de população e do tamanho das terras; e o babassú (orbignya speciosa), assinalando a evolução da economia.
No canto inferior, sob o fundo branco estriado de cortiças em faixa de cor azul cobalto, há três "piás" de prata representando os maiores rios do Estado: Parnaíba, Canindé e Poti. As sete cortiças azuis correspondem aos principais afluentes à margem direita do rio Parnaíba.
Simbolizando as aspirações de progresso, ao alto do chefe do escudo, há uma estrela de prata de cinco pontas. E para figurar as duas principais produções agrícolas do Estado do Piauí, o escudo possui os ramos de algodão e de cana-de-açúcar, que estão atados por uma flâmula azul cobalto contendo a legenda "Impavidum Ferient Ruinae - 24 de Janeiro de 1823", data esta da Proclamação da Independência do Estado.
BANDEIRA
bandeira do Piauí é um dos símbolos oficiais do estado do Piauí, uma subdivisão doBrasil. Foi adotada oficialmente através da lei nº 1.050, promulgada em 24 de julho de 1922 e alterada posteriormente pela lei ordinária no 5.507, de 17 de novembro de 2005. Afaixa governamental do Piauí é confeccionada nas cores da bandeira e do brasão do estado.
Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 7:3, dividido em treze listas horizontais de mesma largura nas cores verde e amarelas intercaladas. Na parte superior direita há um cantão com largura igual à largura de cinco linhas horizontais na cor azul em uma estrela branca no centro. Abaixo da estrela branca está escrito em branco a inscrição em letras brancas serifadas: "13 DE MARÇO DE 1823".
SIMBOLISMO
As cores principais da bandeira são as mesmas da bandeira do Brasil e são uma representação da integração do estado com o Brasil, separadamente cada cor tem um significado específico:
  • O amarelo representa a riqueza mineral;
  • O verde a esperança.
Além das cores, outros elementos presentes na bandeira também representam:
  • A estrela remete a Antares, que na bandeira nacional simboliza o estado do Piauí;
  • A inscrição dentro do retângulo azul "13 DE MARÇO DE 1823", que foi introduzida na alteração de 2005, que foi o dia da batalha do Jenipapo
  • EVOLUÇÃO DA BANDEIRA
  • Antiga bandeira do Piauí, utilizada entre 24 de julho de 1922 a 1937, e 1946 a 2005.
  • Verso da bandeira do Piauí.
  • Fonte: .guiadoturista.net/piaui/
Formatação:Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO
Localização do Piauí no Brasil

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