SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

SPORT LISBOA E BENFICA - Escudo - 300

Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa (24 elementos de onde se destacava a figura de Cosme Damião), criou, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa (com uma única secção, a de futebol). Nessa reunião histórica, ficou definido que o novo clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o moto "E Pluribus Unum".

ESCUDO
O emblema do Benfica tem uma composição fortemente simbólica, a saber:

Um escudo bipartido com as cores da equipe, a metade esquerda de cor vermelha e a direita de cor branca e que significam alegria, colorido e vivacidade como base de entusiasmo na luta em desporto;
Ao meio do escudo, um listrão com a abreviatura (sigla) do nome do Clube, sobre uma bola de futebol, a principal razão de ser da nova agremiação desportiva;
Ao encimar o escudo uma águia de asas abertas, animal heráldico de grande significado:  autoridade, força, vitória e orgulho, símbolo de elevação de propósitos e de espírito de iniciativa;
Por baixo da águia, nas suas garras, entre ela e o escudo, uma faixa com a divisa  em latim “E Pluribus Unum (Um por todos e todos por um). Ao que parece, a divisa teria sido escolhida ou sugestionada por Félix Bermudes, fazendo a apologia da união e do espírito de família que caracterizou a criação do Clube.
A águia é a ave-sol, a única capaz de olhar de frente o astro-rei
A águia é o principal símbolo do emblema identificando o Clube com as características dessa ave. A águia é a rainha das aves, domina os céus, está acima de tudo e todos no planeta. Esta magnífica ave é a mais disseminada e abundante de todas as grandes aves do Mundo tendo de tamanho entre 80 cm a um metro, com mais de dois metros de envergadura (distância entre as pontas das duas asas). É um predador formidável, com enormes garras curvas e afiadas, com bico aguçado em gancho e uma visão extremamente penetrante. Tudo isto permite que tenha características que a colocam simbolicamente numa posição única no espaço e no tempo. A águia é a ave-solar, representando o astro-rei em várias mitologias, porque é portadora do fogo celeste, já que só ela olha sem temor e de frente o sol. Desde a Pré-História até à atualidade e em todo o mundo, a águia tem sempre uma simbologia positiva, tal como o oiro, por ambos representarem o Sol, na terra e no ar.
«Símbolo tão importante que não há narrativa ou imagem, histórica ou mítica, tanto na nossa civilização como em todas as outras, arcaicas ou contemporâneas, em que a águia não acompanhe ou mesmo represente, os maiores deuses e os maiores: símbolo do coletivo e da paternidade primitiva, atributo de Zeus na Grécia, de Júpiter em Roma, de Cristo, o emblema imperial de César e de Napoleão, e tanto na pradaria americana como na Sibéria, no Japão, na China ou em África, xamãs, sacerdotes e adivinhos, bem como os reis e os chefes guerreiros tomam os seus atributos para partilharem os seus poderes» (Chevalier, J. e Gheerbrant, A. in Dicionário dos Símbolos, 1982).

Nenhum comentário:

Postar um comentário