SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

AOL - Logotipo


Durante mais de uma década, três letrinhas, entenda-se AOL (agora literalmente Aol.), representavam acesso e serviços de Internet no mundo inteiro. Essa sigla, que hoje em dia luta desesperadamente para sobreviver em um mundo onde a Internet se tornou cada vez mais implacável, é apenas um pequeno resquício de um gigante que dominou a Internet em tempos passados.

EVOLUÇÃO DO VISUALDurante sua história, a identidade visual da AOL mudou bastante, sempre acompanhando a evolução rápida da Internet, como ocorreu em 2001.
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- Logo após sua separação do grupo Time Warner, no dia 10 de dezembro de 2009, a Aol. (agora escrita com as duas últimas letras em minúsculo e um ponto final) apresentou sua nova identidade visual: a palavra Aol. escrita em branco sobre vários tipos de “background”. Para mostrar essa nova era que iria se iniciar na empresa, a Aol. contratou Wolff Olins (responsável também pela criação do logotipo das Olimpíadas de 2012) para o projeto de redesign da identidade visual da marca. Em entrevista, Tim Armstrong, principal executivo da empresa, disse que o novo logotipo deve ser visto (ou lido) como “Aol ponto”, mostrando que o site sempre terá serviços a oferecer através de seus canais e serviços como email, sites específicos, blogs, entre outros.
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A surpresa foi o quesito principal nesse projeto de redisign da marca. Apesar do logotipo ser estático, o background (fundo) dele muda constantemente. As imagens de fundo vão desde rabiscos até peixinhos dourados. Segundo a própria empresa, as mudanças nas imagens do fundo são para causar surpresa no público, despertando a sensação de “o que vem agora?”.
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Recentemente, em maio de 2010, a Aol. divulgou novas opções de fundos para seu logotipo, criadas e desenvolvidas por artistas plásticos e designers do mundo todo.
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com

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