SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

AT&T - Logotipo




A atual empresa tem as suas origens em Alexander Graham Bell e na invenção do telefone, em 1876.
E então, em julho de 1877, ele e seus sócios fundaram sua própria companhia (The Bell Telephony Company), que antecedeu a atual gigante global das telecomunicações conhecida como AT&T - American Telephone and Telegraph Company (Companhia Americana de Telefone e Telégrafo). 

EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO
Até 1983 a AT&T tinha como logotipo um simbólico sino, clara homenagem ao fundador da empresa, Alexander Graham Bell. Foi neste ano que surgiu um dos logotipos mais conhecidos do mundo: o famoso globo terrestre azul e branco. (Veja evolução abaixo)


DESCRIÇÃO DO LOGOTIPO ATUAL
O atual logotipo da AT&T foi introduzido depois que a empresa foi vendida para a SBC Communications em 2005. O nome AT&T foi adotado definitivamente pela compradora, pois era mundialmente reconhecido como símbolo de inovação em telecomunicações, qualidade e confiabilidade, e o tradicional logotipo, um dos mais reconhecidos símbolos corporativos do mundo, foi completamente modernizado. O novo globo tridimensional representa o alcance e a profundidade dos serviços que a família de empresas da nova AT&T oferecia aos seus clientes, bem como sua presença global. O efeito de transparência agregado ao globo representa clareza e visão. A tipografia com letras minúsculas que se utiliza agora nos caracteres do nome AT&T projeta uma imagem mais acessível e gratificante. O conjunto do novo logo permanece azul por que ambas as marcas, SBC e AT&T, estavam fortemente associadas a essa cor.
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FFonte:mundodasmarcas.blogspot.com
Formatação:Helio Rubiales

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