SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

BASKIN ROBBINS - Logotipo Oculto


Tudo começou no dia 7 de dezembro de 1945, quando Irvin Robbins abriu uma pequena sorveteria em Glendale, subúrbio da cidade de Los Angeles, estado americano da Califórnia. A nova sorveteria, chamada Snowbird, vendia 21 diferentes sabores de sorvetes, alguns deles exóticos, um conceito inovador para a época. Outra inovação chamava a atenção: pequenas colheres permitiam que os consumidores experimentassem as variedades de sabores antes de escolhê-los. Além disso, a atmosfera da sorveteria era divertida e aconchegante. No ano seguinte, seu cunhado, Burt Baskin, que possuía também uma sorveteria, chamada Burton’s Ice Cream Shop, ingressou no negócio formando assim o que viria a ser a BASKIN ROBBINS.
No ano de 1953 foi lançado o famoso “Big 31”, que proporcionava aos consumidores um tipo de sabor de sorvete diferente em todos os dias do mês. Isto explica o antigo número 31 no logotipo da marca, introduzido neste mesmo ano.

EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO
O logotipo da marca passou por algumas modificações ao longo de sua história. A primeira mudança ocorreu em 1953 com a introdução da campanha dos 31 diferentes sabores de sorvetes. A mais recente aconteceu em 2006, quando o logotipo foi completamente reformulado, excluindo o número 31. Essa nova reformulação visual também atingiu a imagem e decoração das lojas, com novos murais, papéis de parede e cardápios.
No logotipo atual,  aparece  o número 31 num jogo de contraste de cor de forma oculta (rosa). Numa primeira observação poderá passar despercebido, pois faz parte das iniciais do nome da sorveteria BR.

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Fonte:mundodasmarcas.blogspot.com
          indonesiaindonesia.com
Formatação: Helio Rubiales

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