SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

CIDADE DE ARACAJU ' Brasão de Armas e Bandeira

Município de Aracaju
Estado de Sergipe




Ficheiro:Brasao aracaju.svg
O escudo é encimado por uma coroa* mural dourada estilizada, é peça utilizada ma heráldica municipal (também denominada "civil") do Brasil como convenção para capitais de Estado.
O escudo em formato francês, sua base possui um bico à ponta e ângulos inferiores curvilíneo, colocado de forma equivoca, pois o mesmo deveria ter o formato português, isto é em formato arredondado. O escudo esquartelado, isto é,  dividido em quatro pontos nas cores dourado e azul. O ponto direito superior apresenta uma cruz latina em vermelho representando a religiosidade cristã, o ponto esquerdo superior apresenta catavento relacionado a produção de sal, o direito inferior apresenta um coqueiro e o esquerdo um roda dentada. Como suporte, de cada lado um  cavalo marinho representando a origem marinha da cidade.  Na parte inferior um liste, em latim com a frase: Paz e trabalho.
Criado pela lei n° 6, de 27 de janeiro de 1955 e desenhado pelo artista plástico Florival Santos

*NOTA:Apesar de algumas exceções, várias capitais brasileiras adotam a mesma peça, não tendo esta necessariamente que seguir um padrão gráfico e estilo único, contanto que possua cinco torres visíveis, contendo cada torre uma porta, preenchida em preto (sable), e a cor amarelo-escura ou dourada para sua reprodução



BANDEIRA



Bandeira de Aracaju é um dos símbolos oficiais do município de Aracaju, capital do estado de SergipeBrasil.
Seu desenho é baseado no da Bandeira Estadual, ou seja, possui quatro listras horizontais de mesma largura nas cores verde e ouro intercaladas. No lugar do cantão superior esquerdo está um campo branco com altura e largura equivalente à metade da largura total da bandeira. No centro do campo branco está o Brasão de Aracaju.

SIMBOLISMO
Tal como na bandeira estadual, as cores da bandeira de Aracaju (verde, amarelo e branco) representam a integração da cidade e do estado ao Brasil, enquanto o brasão representa o município.
Formatação: Helio Rubiales
LOCALIZAÇÃO

Localização de Aracaju
Localização de Aracaju em Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário