SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

CIDADE DE GOIÂNIA ' Brasão de Armas e Bandeiras



Município de Goiânia
Estado de Goiás

Goiânia é um município brasileiro e capital do estado de Goiás. É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil, sendo superada apenas por Brasília, capital federal. É a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana. Localiza-se no Planalto Central, a 48 quilômetros de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste de Brasília.
A cidade possui 1.301.892 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE, sendo odécimo segundo município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiâniapossui 2.172.497 habitantes, o que a torna a décima região metropolitana mais populosado país. Goiânia tem a maior área verde por habitante do Brasil, perdendo apenas paraEdmonton no mundo
BRASÃO
Ficheiro:Brasao de Goiania.svg

coroa mural dourada, acima do escudo, é a peça utilizada na heráldica municipal (também denominada "civil") do Brasil como convenção para capitais de estado. Apesar de algumas exceções, várias capitais brasileiras adotam a mesma peça, não tendo esta necessariamente que seguir um padrão gráfico ou estilo único, contanto que possua cinco torres visíveis, contendo cada torre uma porta, preenchida em preto (sable), e a cor amarelo-escura ou dourada para sua reprodução.
O tipo de escudo adotado por Goiânia recebe o nome de "somático", incomum naheráldica portuguesa e brasileira. Estas adotam por padrão o chamado "escudo redondo" (exemplo: escudo do brasão da cidade de São Paulo). O escudo somático é mais apropriado para a heráldica francesa, que dele muito se utiliza. O que provavelmente ocorre no caso de Goiânia é que, no momento de confecção do brasão, o autor das armas da cidade orientou-se por um período de fins do século XVIII e início do século XIX onde a heráldica lusa, e por conseguinte a brasileira, sofreram enorme influência estilística francesa. Tal fase é considerada por Almeida Langhans como "período ruim para a confecção brasonária portuguesa".
COMPOSIÇÃO
No escudo estão representados um campo verde (ou sinopla) como fundo, representando esperança, simbologia advinda de tempos imemoriais, quando o verde dos campos simbolizava a colheita dos alimentos plantados e a conseqüente fartura.
No centro do escudo, uma flor-de-lis dourada, simbolizando soberania, e também o status de capital de estado, por isso recebendo representação denominada florenciada (referente ao trabalho e detalhamento das pétalas).
A onda de prata (que pode ser representada por cinza claro ou branco) simboliza o córrego do Botafogo, às margens do qual foi construída a cidade para se tornar capital do estado.
A bordadura (margens) do escudo recebem a cor prata, símbolo heráldico de força, grandeza, mando, nobreza, riqueza, esplendor e glória.Na bordadura incluem-se oito chamas em goles (vermelho), simbolizando o direito de administrar com justiça.
O lambel, a peça logo acima da flor-de-lis, diferencia os membros segundos de uma casa. Em heráldica é costume entre membros de família nobre (filhos de reis, sobrinhos de rei, irmão ou irmã de rei) adicionar esta peça ao seu brasão particular para indicar posição subalterna na hierarquia familiar. Aqui ele possui a função de indicar que Goiânia é, pela condição histórica, a segunda capital do Estado de Goiás.
Como tenentes do brasão temos do lado esquerdo do espectador uma figura representando o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhangüera, responsável pelo desbravamento, ocupação e colonização inicial da região e oposto a este, a de um garimpeiro faiscador, símbolo do primeiro bem econômico explorado na área, o ouro, e o conseqüente desenvolvimento e riqueza que este trouxe.
Finalmente, temos em verde (sinopla) o listel (faixa abaixo do escudo). Inscrita no listel, em letras brancas, a frase "Pela Grandeza da Pátria".
ERROS DE CONFECÇÃO
O brasão de Goiânia utiliza um escudo chamado somático, mais comum na heráldica francesa, à qual não possui nenhuma ligação histórica com o Brasil. De acordo com as regras de heráldica, e seguindo a história e origem do país, faz-se necessário a substituição do escudo somático por um redondo, ou também chamado português, comum na tradição do país, usado pela maioria dos brasões das outras capitais de estados e dos municípios.
BANDEIRA
Ficheiro:Bandeira de Goiania.gif

DESCRIÇÃO

É formada por um retângulo verde, dividido por oito faixas brancas carregadas de sobre-faíscas vermelhas, dispostas duas a duas, no sentido horizontal e vertical.
No centro, em retângulo branco, aplicado ao brasãoescudo do 1º estilo introduzido emPortugal trazido para o Brasil.
No escudo: coroa mural, com oito torres, sendo cinco visíveis. De um lado, o bandeirante,lembrando o bandeirante Anhanguera; do outro, o garimpeiro. Na faixa maior, a frase: "Pela Grandeza da Pátria". O Brasão representa o Governo Municipal.
SIGNIFICADOS
  • verde do escudo simboliza a vitória, a honra, a cortesia civilizada, a alegria e a abundância.
  • flor-de-lis, no centro do escudo, é símbolo do poder.
  • a faixa estreita e ondulada, na frente, simboliza o córrego Botafogo, às márgens do qual foi construída Goiânia
  • Formatação: Helio Rubiales
  • Fonte:pt.wikipedia.org
  • LOCALIZAÇÃO
  • Localização de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário