SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

CIDADE DE VITÓRIA ' Brasão de Armas e Bandeira


Município de Vitória
Estado do Espírito Santo

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil(as outras são Florianópolis e São Luís). Está localizada na Região Sudeste. Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.
Com uma população de 325.453 habitantes, segundo estimativas de 2010 do IBGE, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila VelhaSerra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, CariacicaFundãoGuarapariSerraViana e Vila Velha.
BRASÃO
Ficheiro:Vitória.PNG
DESCRIÇÃO
O símbolo constitui-se de um escudo ibérico disposto sobre duas flechas douradas cruzadas e, acima dele, uma coroa de cinco torres visíveis na cor prata (sendo 8 no total). O brasão foi instituído pela lei municipal n° 2.555 de 26 de maio de 1978.
ESCUDO
Escudo redondo ou ibérico; no franco-cantão uma estrela de cinco pontas em ouro sobre fundo prata; no cantão oposto ao franco-cantão o caduceu (símbolo do Comércio) em ouro sobre fundo goles; no campo inferior, em visão panorâmica ao natural, a entrada da capital, tendo ao fundo, em sinople, o Penedo e a Ilha de Pombas; à frente, sobre o mar blau um vapor. O escudo é encimado por coroa mural de prata com oito torres, suas portas abertas em sable e tem por trás do escudo, cruzadas de destra para sinistra e de sinistra para destra, duas flechas em ouro
DIVISA
No listel blau, a divisa "Victória" em letras de ouro.

ERROS DE CONFECÇÃO
O brasão de Vitória possui um erro comum na heráldica municipal (também denominada "civil") brasileira, que é a representação incorreta da peça conhecida como "coroa-mural" (a peça de cinco torres logo acima do escudo).
O correto seria a troca da atual coroa por outra do mesmo tipo, porém de cor dourada. A cor dourada na coroa-mural é utilizada como convenção para capitais de estado. A cor prata é destinada a todas as outras localidades que não sejam capitais de estado. Portugal, que utiliza a mesma convenção nos brasões de suas cidades destina a cor dourada somente à capital Lisboa.
Apesar de algumas exceções (incorretas) de exclusão ou representação distorcida de tal peça no brasão, várias capitais brasileiras adotam-na, não tendo esta necessariamente que seguir um padrão gráfico ou estilo único, contanto que possua cinco torres visíveis, contendo cada torre uma porta, preenchida em preto (sable), e a cor amarelo-escura ou dourada para sua reprodução.
BANDEIRA

A bandeira de Vitória constitui-se basicamente do Brasão do Município centralizado em um retângulo branco.

Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário