Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola, localizada em Essen, deixou de receber o xarope base utilizado no preparo do tradicional refrigerante de cola devido às sanções impostas pelos nazistas, Max Keith, chefe de operações da unidade alemã, se viu obrigado a procurar outros ingredientes para a criação de um novo produto na tentativa de evitar a suspensão das atividades da unidade fabril, além de manter o maquinário em funcionamento. O resultado desses esforços foi o surgimento de um refrigerante com sabor de fruta. Esse novo refrigerante criado pelo químico alemão Schetelig, tinha cor amarela e leve sabor de maçã, feito de fibras de maçã compradas de uma fábrica de produção de Cidra. Além disso, adicionou soro de leite, que sobrava da fabricação de queijos. O nome do novo produto foi escolhido através de um concurso entre os funcionários da empresa, e coube a um experiente vendedor, Joe Knipp, batizar a nova bebida de FANTA. O nome foi retirado da palavra “fantástica” (em alemão “Phantastischen”), que era parecida em muitas línguas e com som e pronúncia semelhante. A propaganda alemã à época sabia ser bem persuasiva e não demorou muito para que o refrigerante caísse no gosto popular.
Durante toda sua história o logotipo da FANTA foi sendo modernizado ganhando um designer arrojado e alinhado com o público adolescente, principal alvo da marca.
--Em 2008 a marca introduziu sua nova identidade visual, aplicada não somente no logotipo como também nas embalagens dos produtos, campanhas publicitárias e materiais de comunicação. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Office de San Francisco. O novo visual não é muito diferente do anterior, mas possui um ar mais limpo e moderno.
Formatação:Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário