SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

CIDADE DE SALVADOR ' Brasão de Armas e Bandeira


Município de Salvador
Estado da Bahia
Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é uma cidadebrasileiracapital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanosgentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o gregoSoterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade").
Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com mais de 3 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina
Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574.804 habitantes (IBGE/2010), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima doBrasil e uma das 120 maiores do mundo.[10] É classificada pelo IBGE em comparação com a rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional. A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² (fonte:IBGE).
BRASÃO
Ficheiro:Brasão de Salvador.jpg
Brasão de Salvador, é um símbolo municipal, de Salvador, na Bahia. Tendo uma pombaa o centro, seu lemaabaixo, uma coroa acima, e o centro contém a cor azul.
BANDEIRA
Ficheiro:Bandeira de Salvador.svg
Bandeira da cidade de Salvador é composta por um campo azul e sobreposta a ele uma pomba branca carregando um ramo de oliveira e sob ela, uma inscrição em latim.
A bandeira soteropolitana é azul e traz uma pomba branca alçando vôo que carrega um ramo de oliva verde no bico, sobre a inscrição em latim "Sic illa ad arcam reversa est" que quer dizer "Assim ela (a pomba) retornou à arca".
O azul da bandeira simboliza a esperança e a liberdade, adquiridas na capital baiana após muitas lutas.
A pomba branca carregando o ramo foi idealizada pelo fundador da cidade, Tomé de Sousa e representa o encontro de uma terra onde os portugueses poderiam se firmar (Salvador), uma base, em analogia à passagem da Bíblia onde Noé solta uma pomba para encontrar terra firme, e ela volta com um ramo de oliveira no bico. Outro significado possível é de que o símbolo tenha sido adotado razão da fundação da cidade de Salvador ter trazido a paz e reconciliação à então província da Bahia, que se encontrava em conflitos constantes decorrentes da gradual ocupação da área pelo donatário Francisco Pereira Coutinho. A pomba remete ao antigo brasão colonial do estado da Bahia, que também continha uma pomba alçando vôo e carregando um ramo de oliveira em seu bico.
A inscrição latina "Sic illa ad arcam reversa est" (Assim ela voltou à arca) é uma referência à pomba branca, primeiro animal a sair da Arca de Noé e que retornou de seu vôo sobre a terra inundada pelo dilúvio com um ramo de oliveira no bico, sinalizando que o terreno era fértil. A frase, que é o lema da cidade, consta do brasão da cidade, que se assemelha à bandeira, com a pomba.
A flâmula foi instituída por um projeto de lei municipal sancionado em 2006 pelo prefeitoJoão Henrique Carneiro e foi apresentada oficialmente pela primeira vez no dia 30 de março de 2007. Até então, Salvador não possuía uma bandeira oficial, mas pelo menos quatro modelos, sendo dois deles preservados pela Câmara Municipal. Elas apresentavam distorções entre si, como a ausência do ramo de oliva, a ausência da inscrição em latim ou ainda a posição da pomba, que variava entre as bandeiras. A lei também obriga a execução do hino oficial do município sempre que o pavilhão for hasteado. O hasteamento é obrigatório em todos os órgãos municipais.
Com a finalidade de padronizá-la, o Legislativo, por iniciativa do seu presidente, Valdenor Cardoso, encomendou ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e à Fundação Gregório de Mattos (FGM) uma pesquisa histórica, que teve como resultado o modelo atual. É necessário notar a obrigatoriedade da inscrição em latim sob a pomba, que é um símbolo da cidade de Salvador e não consta da maioria das bandeiras
Formatação: Helio Rubiales
Fonte: pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização de Salvador

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