SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

POLICIA MILITAR ' Estado de São Paulo - Brasão de Armas

Ficheiro:Brasão PMSP.PNG

DESCRIÇÃO HERÁLDICA
O Brasão-de-armas da Polícia Militar do Estado de São Paulo é formado com as seguintes características:
  • Escudo Português, perfilado em ouro, tendo uma bordadura vermelha carregada de 18 (dezoito) estrelas de 5 (cinco) pontas em prata, representando marcos históricos da Corporação;
  • No Centro, em listras vermelhas verticais e horizontais, as cores representativas da Bandeira Paulista, também perfiladas em ouro;
Como timbre, um leão rampante em ouro, apoiado sobre um virol em vermelho e prata, empunhando um gládio, com punho em ouro e lâmina em prata;
  • À direita do brasão, um ramo de carvalho e à esquerda, um ramo de louro, cruzados em sua base;
Como tenentes, à direita, a figura de um Bandeirante, com bacamarte e espada, e à esquerda um soldado da época da criação da Milícia, empunhando um fuzil com baioneta; ambos em posição de sentido;
  • Num listel em azul, a legenda em prata Lealdade e Constância


Estrelas representativas dos marcos históricos da corporação
  • 1ª ESTRELA - 15 de dezembro de 1831, criação da Milícia Bandeirante;
  • 2ª ESTRELA - 1838, Guerra dos Farrapos;
  • 3ª ESTRELA - 1839, Campos dos Palmas;
  • 4ª ESTRELA - 1842, Revolução Liberal de Sorocaba;
  • 5ª ESTRELA - 1865 a 1870, Guerra do Paraguai;
  • 6ª ESTRELA - 1893, Revolta da Armada (Revolução Federalista);
  • 7ª ESTRELA - 1896, Questão dos Protocolos;
  • 8ª ESTRELA - 1897, Campanha de Canudos;
  • 9ª ESTRELA - 1910, Revolta do Marinheiro João Cândido;
  • 10ª ESTRELA - 1917, Greve Operária;
  • 11ª ESTRELA - 1922, "Os 18 do Forte de Copacabana" e Sedição do Mato Grosso;
  • 12ª ESTRELA - 1924, Revolução de São Paulo e Campanhas do Sul;
  • 13ª ESTRELA - 1926, Campanhas do Nordeste e Goiás;
  • 14ª ESTRELA - 1930, Revolução Outubrista-Getúlio Vargas;
  • 15ª ESTRELA - 1932, Revolução Constitucionalista;
  • 16ª ESTRELA - 1935/1937, Movimentos Extremistas;
  • 17ª ESTRELA - 1942/1945, 2ª Guerra Mundial; e
  • 18ª ESTRELA - 1964, Revolução de Março.
  • Fonte: pt.wikipedia.org
  • Formatação: Helio Rubiales

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