SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

CIDADE DE PORTO ALEGRE ' Brasão de Armas e Bandeira


Município de Porto Alegre
Estado do Rio Grande do Sul

Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e àmicrorregião de Porto AlegreCom uma área de quase 500 km², possui umageografiadiversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba, distando 2027quilômetros de Brasília, a capital nacional
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóisafricanospoloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhão de habitantes
Ficheiro:Porto Alegre (RS) - Brasao.png
Brasão de Porto Alegre foi desenhado por Francisco Bellanca e criado pela Lei n° 1030, de 22 de janeiro de 1953, na gestão do prefeito Ildo Meneghetti, que mandou confeccionar o brasão através da Lei nº 1947 do mesmo ano.
cruz de Cristo recorda a origem cristã e portuguesa do povo e foi usada na época dos descobrimentos. Era muito comum na época uma alusão ao catolicismo predominante na região.
O Portão Colonial, que era o marco da entrada da cidade, foi construído em 1773, quandoJosé Marcelino de Figueiredo transportou a capital da Capitania de São Pedro. A intenção era mostrar que a cidade estava de porta aberta a todos.
A vida da cidade passou a acontecer a partir do Largo do Portão; em suas imediações construiu-se a Santa Casa de Misericórdia; e a Praça do Portão passou a denominar-se, em 1873, Praça General Marques e, em 1912Conde de Porto Alegre. O Portão Colonial também relembra a instalação do Clero, do Senado, da Câmara e da Justiça.
Caravela recorda a Nau da Nossa Senhora da Alminha, que, segundo a tradição, trouxe à região do então Porto dos Dornelles ou de Viamão os casais de açorianos que inauguram, em 1751, o povoamento oficial do lugar, hoje Porto Alegre.
Coroa Mural de Ouro, de cinco torres, significa "cidade grande", "cidade cabeça",capital. Na família, o homem é o cabeça do lar; segundo a Bíblia, o homem é a "cabeça" do casal e a mulher é o "coração". Assim, também, em um Estado, a capital é a "cidade cabeça".
O Listel de Gole, carregado das letras em prata, recorda o heroísmo do povo nas lutas políticas e sociais.
A frase "leal e valerosa cidade de Porto Alegre" é o título que D. Pedro II do Brasil, em1841, outorgou à Porto Alegre pela sua constância e fidelidade ao trono brasileiro.
O conjunto de esmaltes e metais relembra as cores das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul. O ouro é o símbolo de fidelidade. Oazul é o céu sereno do Rio Grande do Sul. O verde representa as águas mansas do Lago Guaíba e também as campinasverdejantes do sagrado solo gaúcho. O vermelho significa a  e o amor. A prata é a seriedade e o caráter nobre e altivo do povo
ERROS DE CONFECÇÃO
O brasão de Porto Alegre apresenta erros crassos, considerando-se as convenções daheráldica municipal (também denominada "civil") brasileira:
  • listel (faixa vermelha que ocupa a parte superior do brasão) está disposta erroneamente. O correto é que ocupe a parte inferior do brasão, como acontece na grande maioria dos municípios brasileiros (e mesmo estrangeiros).
  • O escudo carece de tenentes, também denomindados suportes. Assim como o listel, a grande maioria dos municípios brasileiros contém tal ornamento. Eles estariam dispostos nas laterais do escudo, seguindo o mesmo padrão do brasão de Goiânia.

BANDEIRA
bandeira municipal de Porto Alegre foi criada em criada em 12 de julho de 1974, na gestão do Prefeito Telmo Thompson Flores, por meio da Lei número 3.893 do mesmo ano.
É toda branca, simbolizando a paz, e tendo ao centro, em sentido vertical, a aplicação do brasão de armas da cidade.
Uma peculiaridade dessa bandeira é que possui sete modelos, que variam na dimensão e tecido, de acordo com cada tipo de comemoração:
  • tipo 1: com um pano de 45 centímetros de largura;
  • tipo 2: com dois panos de largura;
  • tipo 3: três panos de largura;
  • tipo 4: quatro panos de largura;
  • tipo 5: cinco panos de largura;
  • tipo 6: seis panos de largura;
  • tipo 7: sete panos de largura.
Além dos tipos normais poderão ser fabricadas em dimensões maiores, menores ou intermediárias, conforme exigirem as condições de uso; deverão ser mantidas, no entanto, as proporções devidas.
Formatação: Helio Rubiales
Fonte: pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização de Porto Alegre

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