SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

PORTUGAL ' COLÔNIAS - Brasões de Armas


Os principais brasões das antigas colônias portuguesas seguiam o seguinte padrão:
A dextra, composta de prata com cinco escudetes de azul, cada um com cinco besantes de prata em aspa; e a ponta, de prata com cinco ondas de verde - pretendiam simbolizar a ligação à metrópole. A sinistra era de uma composição intrínseca ao território em questão.
ANGOLA
Lesser coat of arms of Portuguese West Africa.svg
Em campo de púrpura, um elefante e uma zebra
Os dois animais fazem referência à formação colonial de Angola, sendo que o elefante foi tirado do brasão de Benguela, e a zebra faz, provavelmente, referência a Luanda, pois estas duas cidades foram as primeiras a serem fundadas pelos portugueses
CABO VERDE
Lesser coat of arms of Portuguese Cape Verde.svg
Em campo de verde, uma nau de quatro mastros de ouro com vela deprata, sobre três ondas de verde em prata
ESTADO PORTUGUÊS DA ÍNDIA
Lesser coat of arms of Portuguese India.svg
Em campo de ouro, uma roda de tortura em negro com oito lâminas e uma torre vermelha.
Alusão ao martírio de Santa Catarina
GUINÉ PORTUGUESA
Lesser coat of arms of Portuguese Guinea.svg
Em campo de negro, um cetro de ouro com uma cabeça de africano
Alusão ao ceptro utilizado por D. Afonso V, rei de Portugal à época da exploração da região
MACAU
Lesser coat of arms of Portuguese Macau.svg
Em campo de azul, um dragão chinês de ouro, armado e linguado de vermelho com um dosescudetes do brasão português na dextra
MOÇAMBIQUE
CoA of Portuguese East Africa.svg
Em campo de prata, sete flechas verdes apontadas para baixo, amarradas por uma fita vermelha
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Lesser coat of arms of Portuguese Sao Tome and Principe.svg
Em campo de vermelho, gotado de azul, uma roda de engenho-de-açúcar dourada
TIMOR PORTUGUÊS
Lesser coat of arms of Portuguese Timor.svg
Em campo gironado de prata e negro, uma cruz florida em contraste, carregada com um dos escudetes da dextra
Cruz igual àquela que simboliza a ordem dos Dominicanos, responsáveis em grande parte pela colonização do Timor.
Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales

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