DESCRIÇÃO
Sada Shiva um grande Yogue que viveu na Índia aproximadamente 7 mil anos atrás prescreveu um símbolo para representar uma ideologia para a humanidade. Esse símbolo é utilizado na Ananda Marga para recordar a missão nesse mundo.
O triângulo com a vértice para cima representa Karma yoga (ação, energia). A ação tem dois aspectos: ação externa e a interna. A externa é o serviço desinteressado; a melhor forma de fazer fluir o amor universal através de se para o bem estar da humanidade. A interna é a meditação; por um momento retirar-se do mundo objetivo e enfocar a mente no amor universal que existe no mais profundo de nós.
O triângulo com a vértice para baixo representa Jinana Yoga: A yoga do conhecimento. A pessoa que pratica Jinana Yoga trata de entender a verdadeira meta da vida, conhecer a si mesma e viver em harmonia com seu próprio ser.
O sol nascente representa Bhakti Yoga: a Yoga da devoção. A devoção cresce espontaneamente com o resultado das práticas combinadas de Karma e Jinana Yoga. O sol nascente é o símbolo da evolução no caminho espiritual e também simboliza a expansão do amor universal dentro do aspirante através das suas práticas sinceras.
A suástica simboliza a vitória sobre o ser. É o zênite do caminho espiritual, a unificação com o Ser Supremo e a identificação com o amor universal. Literalmente, “swa-stika”, em sânscrito, quer dizer “ser bom” e “vitória espiritual”. Infelizmente, o significado deste símbolo foi distorcido e foi utilizado como símbolo de conquista na segunda guerra mundial. Na Ananda Marga reconhece-se a suástica como símbolo da vitória sobre seu próprio ser, a auto-realização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário