SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

PRATIIK - Símbolo


PRATIIK
Um triângulo com um vértice para cima, sobreposto num triângulo com um vértice para baixo, com um sol nascente e uma suástica no seu interior. Estes são os símbolos de energia, conhecimento, progresso e vitória permanente respectivamente."


DESCRIÇÃO
Sada Shiva um grande Yogue que viveu na Índia aproximadamente 7 mil anos atrás prescreveu um símbolo para representar uma ideologia para a humanidade. Esse símbolo é utilizado na Ananda Marga para recordar a missão nesse mundo.
O triângulo com a vértice para cima representa Karma yoga (ação, energia). A ação tem dois aspectos: ação externa e a interna. A externa é o serviço desinteressado; a melhor forma de fazer fluir o amor universal através de se para o bem estar da humanidade. A interna é a meditação; por um momento retirar-se do mundo objetivo e enfocar a mente no amor universal que existe no mais profundo de nós.
O triângulo com a vértice para baixo representa Jinana Yoga: A yoga do conhecimento. A pessoa que pratica Jinana Yoga trata de entender a verdadeira meta da vida, conhecer a si mesma e viver em harmonia com seu próprio ser.
O sol nascente representa Bhakti Yoga: a Yoga da devoção. A devoção cresce espontaneamente com o resultado das práticas combinadas de Karma e Jinana Yoga. O sol nascente é o símbolo da evolução no caminho espiritual e também simboliza a expansão do amor universal dentro do aspirante através das suas práticas sinceras.
A suástica simboliza a vitória sobre o ser. É o zênite do caminho espiritual, a unificação com o Ser Supremo e a identificação com o amor universal. Literalmente, “swa-stika”, em sânscrito, quer dizer “ser bom” e “vitória espiritual”. Infelizmente, o significado deste símbolo foi distorcido e foi utilizado como símbolo de conquista na segunda guerra mundial. Na Ananda Marga reconhece-se a suástica como símbolo da vitória sobre seu próprio ser, a auto-realização.
Fonte: anandamarga.org.br



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