SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

AACD - Logotipo

Tudo nasceu do sonho de um médico paulista que queria criar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos centros que conhecia no exterior, para tratar crianças e adolescentes portadores de deficiência física, reabilitando-os para o convívio social e para as ocupações profissionais. Foi pensando nisso que o médico ortopedista Dr. Renato da Costa Bonfim, após fazer estágio em ortopedia infantil nos Estados Unidos, reuniu um grupo de idealistas e, no dia 3 de agosto de 1950, fundou a AACD, inicialmente conhecida como Associação de Assistência à Criança Defeituosa. Os primeiros passos do projeto foram dados no casarão alugado da Alameda Barão de Piracicaba em São Paulo. Lá, foi instalado um centro de reabilitação e educação, em outubro de 1952, com capacidade para 23 pacientes internos e 40 semi-internos. Inicialmente o centro foi idealizado para tratar crianças infectadas pela poliomelite. Com o crescimento da entidade, a necessidade de arrecadar fundos tornava-se, assim, essencial. Partindo desse ponto, coube à então chamada “equipe social”, formada depois da fundação da Associação, viabilizar as ferramentas que tornasse possível a sustentação da AACD. Junto com a equipe de médicos da entidade, voluntários, pessoas da comunidade e até mesmo membros do Exército, formaram um verdadeiro desfile de tropas pedindo doações para a população nas ruas do centro da cidade de São Paulo.

Sem visar um centavo sequer de lucro, durante seis décadas trabalha pelo bem-estar de pessoas com deficiência física, oferecendo além de um tratamento de qualidade, carinho e amor. Essa é a AACD, a Associação de Assistência à Criança Deficiente, cuja missão é promover a prevenção, habilitação e reabilitação de portadores de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.

EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO

O logotipo da AACD passou por algumas modificações ao longo dos anos. As grandes mudanças ocorreram na modernização do tradicional bonequinho, que representa uma criança apoiada na primeira letra A como se fosse uma muleta, e no aumento da grossura da fonte da letra.
-
-
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário