SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

HOSPITAL SAMARITANO - Logotipo

O logotipo do Hospital Samaritano de São Paulo apresenta-se com um "S" estilizado na cor azul e na parte inferior o nome do Hospital. O nome do hospital foi inspirado na parábola do "Bom Samaritano"
Parábola (resumo) : Amaras o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma de todas as tuas forças e se todo o teu entendimento,  e amarás o teu próximo como a ti mesmo



HISTÓRIA
Inaugurado em 25 de janeiro de 1894, o Hospital Samaritano nasceu no dia em que a capital paulista completava mais um aniversário. A ideia de criar um lugar que recebesse pessoas de todas as crenças, raças e nacionalidades, sem distinções, partiu de uma situação inesperada e constrangedora vivida por José Pereira Achao, um imigrante chinês protestante que chegou ao Brasil no final do século XIX.
Ao desembarcar com febre tifoide, José Achao foi para a Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. Segundo as regras e os costumes, todo paciente não-católico era doutrinado e precisava converter-se ao catolicismo para ser atendido. Por isso, ao morrer em 1884, deixou todos os seus bens à Igreja Presbiteriana para que o seu sonho virasse realidade.
A iniciativa partiu de um grupo de imigrantes britânicos, norte-americanos e alemães, apoiado por tradicionais famílias paulistas que fundou em 1890 a Sociedade Hospital Evangélica, que mais tarde se tornaria o Hospital Samaritano.
No século XX, paralelamente à urbanização e industrialização de São Paulo, o hospital se transformava e modernizava: o número 1.486 da rua Conselheiro Brotero, em Higienópolis, passou por diversas reformas e ampliações, sempre com a finalidade de oferecer o melhor atendimento para a comunidade.
Atento aos avanços da medicina, o Hospital Samaritano investiu em equipamentos e tecnologia, oferecendo novas especialidades clínicas e cirúrgicas aos pacientes. Ampliou também o quadro administrativo, de profissionais médicos e de saúde. Uma sólida instituição particular, que se auto-sustentava e gerava recursos para manter suas atividades filantrópicas, passou a ocupar o lugar do pequeno hospital geral.
Tal como na parábola do ‘Bom Samaritano’, que inspirou o seu nome, o Hospital jamais esqueceu a sua vocação: o cuidado e a dedicação integral ao paciente. 
Fonte:samaritano.org.br
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

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