SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

UNIÃO AFRICANA (UA) - Emblema e Bandeira



União Africana
African Union
الاتحاد الأفريقي
Union africaine
Unión africana
Umoja wa Afrika

União Africana (UA) foi fundada em 2002 e é a organização que sucedeu a Organização da Unidade Africana. Baseada no modelo da União Europeia (mas atualmente com atuação mais próxima à da Comunidade das Nações), ajuda na promoção da democraciadireitos humanos e desenvolvimento na África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África. Seu primeiro presidente foi o presidente sul-africano Thabo Mbeki.

EMBLEMA

Emblema da União Africana é constituído por duas folhas de palma que envolvem um círculo exterior dourado em alusão à Paz. O círculo dourado simboliza a prosperidade e o futuro brilhante de África, enquanto que o círculo interior verde representa as aspirações e expectativas Africanas. A cor branca é sinónima da pureza do desejo de África de ter amigos genuínos por todo o mundo. O mapa do Continente Africano sem fronteiras no círculo interior significa a unidade Africana, e os pequenos anéis vermelhos entrelaçados, são simbólicos da solidariedade Africana e do derramamento de sangue pela libertação de África.

BANDEIRA


Bandeira da União Africana é uma bicolor de três bandas horizontais de verde, branco e verde estando a banda branca separada das bandas verdes por duas faixas finas de ouro. A faixa branca contém ainda o Emblema da União Africana.
SIMBOLOGIA

  • verde simboliza as expectativas e aspirações Africanas de unidade.
  • A cor dourada significa a prosperidade e o futuro brilhante de África.
  • branco representa a pureza do desejo Africano de ter amigos genuínos por todo o mundo.
  • vermelho (dos anéis no fundo do emblema) simboliza a solidariedade de África e o sangue derramado pela libertação do Continente
  • PAÍSES MEMBROS


Membros suspensos
Mapa dos membros (em verde escuro) e ex-membros (em verde claro)
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org

LOCALIZAÇÃO
Localização da União Africana

Nenhum comentário:

Postar um comentário