SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

UNIÃO DAS NAÇÕES SUL-AMERICANAS - UNASUL - Emblema e Bandeira


 UNASUL

União de Nações Sul-Americanas
Unión de Naciones Suramericanas (espanhol)
Unie van Zuid-Amerikaanse Naties(neerlandês)
Union of South American Nations (inglês)

União de Nações Sul-Americanas - UNASUL (em neerlandês: Unie van Zuid-Amerikaanse Naties - UZAN e em espanholUnión de Naciones Suramericanas -UNASUR), anteriormente designada por Comunidade Sul-Americana de Nações(CSN), é uma união intergovernamental integrando as duas uniões aduaneiras existentes na região: o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações (CAN), como parte de um contínuo processo de integração sul-americana. A Unasul é inspirada na União Europeia.

EMBLEMA
Ficheiro:Emblem of the Union of South American Nations.svg
BANDEIRA


PAISES MEMBROS


Países membros da UNASUL.

Os Estados-membros da União de Nações Sul-Americanas são as doze nações que aderiram à União de Nações Sul-Americanas(inglês: USAN, espanhol: UNASUR,neerlandês: UZAN, português: UNASUL) desde o estabelecimento da União no dia 8 de dezembro de 2004. Os Estados-membros incluem nações participantes da Comunidade Andina de Nações, do Mercado Comum do Sul e três outras nações sul-americanas. A União é composta atualmente por doze repúblicas.

BandeiraBrasão
NomePopulação
↓
Área (km²)
↓
Capital
↓
Argentina
Coat of arms of Argentina.svg

Argentina
40 482 0002 780 403Buenos Aires
Bolívia
Coat of arms of Bolivia.svg

Bolívia
9 119 1521 098 581Sucre (constituci
La Paz (administ
Brasil
Coat of arms of Brazil.svg

Brasil
196 342 5928 514 877Brasília
Chile
Coat of arms of Chile.svg

Chile
16,763,470756,950Santiago
Colômbia
Coat of arms of Colombia.svg

Colômbia
44 760 6301 141 748Bogotá
Equador
Coat of arms of Ecuador.svg

Equador
13 922 000256 370Quito
Guiana
Brasao-guiana.gif

Guiana
858 863214 999Georgetown
Paraguai
Coat of arms of Paraguay.svg

Paraguai
6 158 000406 752Assunção
Peru
Escudo nacional del Perú.svg

Peru
29 180 9001 285 220Lima
Suriname
Coat of arms of Suriname.jpg

Suriname
470 784163 821Paramaribo
Uruguai
Coat of arms of Uruguay.svg

Uruguai
3 477 779176,215Montevidéu
Venezuela
Coat of arms of Venezuela.svg

Venezuela
28 199 822916 445Caracas
Flag of UNASUR.svg
Emblem of the Union of South American Nations.svg

União de Nações Sul-Americanas
384 381 00017 715 335Quito

PAÍSES OBSERVADORES
Para além dos doze membros, existem dois Estados observadores na União. Eles não fazem parte da América do Sul, contudo são latino-americanos.

BandeiraBrasãoNome
↓



↓
México
Coat of arms of Mexico.svg
México
Cidade do México
Panamá
Escudo armas Panama.png
Panamá
Cidade do Panamá
Flag of UNASUR.svg
Emblem of the Union of South American Nations.svg
Unasul

384 381 00017 715 335Quito
+Observadores

TERRITÓRIOS NÃO-PARTICIPANTES
As seguintes áreas sul-americanas são territórios dependentes e portanto não participam:

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