SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

OLIMPÍADAS DE LONDRES - 2012 - Logo e Mascote





LOGOTIPO
O logotipo, criado pela Wolff Olins, lançado no dia 04 de junho de 2008, custou cerca de 600 mil Euros e está disponível nas quatro cores, rosa, azul, verde e laranja, tendo sido definido como ‘moderno e dinâmico’, onde se representa os quatro pilares da candidatura britânica: acesso, participação, estímulo e inspiração. Quando foi lançado,causou extremo descontentamento nos britânicos.Na verdade até hoje não se definiu o que realmente quer dizer a representação. Eu particularmente ficaria com a representação estilizada do ano de 2012, observe bem o logo.foi inicialmente rejeitado pelo público por sua aparência estranha, inspirada no grafite. Hoje, é um sucesso na capital inglesa.


 MASCOTES 
 Wenlock (esquerda), o mascote das Olimpíadas, tem origem na cidade de Much Wenlock. Foi lá que o Barão de Coubertin assistiu a jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna. Já Mandeville, das Paraolimpíadas, é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico São dois cíclopes prateatos, com cara de alienígena e poucas características humanas. Até mesmo o estranho quinteto dos Fuwa (o peixe Beibei, o panda Jingjing, a chama Huanhuan, o antílope Yingying e a andoinha Nini), as quase desconhecidas mascotes das Olimpíadas de Pequim-2008, eram mais tradicionais. Na apresentação, a história da dupla lembrou a de Pinóquio, o boneco de madeira que ganha vida pela mágica de uma fada. Os dois são pedaços de metal, sobra da construção do estádio olímpico. São esculpidos por um avô e ganham vida magicamente. O quase conto de fadas foi criado por Michael Morpurgo, autor de livros infantis. Segundo o presidente do comitê organizador, Sebastian Coe, a intenção das mascotes é justamente chocar: "As crianças não querem mais mascotes fofinhas. Querem algo com que interagir. Algo com uma boa história por trás", afirmou.

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