SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

INTERNACIONAL:SPORT CLUB-ESCUDO-181


O primeiro escudo do Sport Club Internacional era formado com as iniciais - SCI - bordadas em branco sobre a camisa vermelha, sem o circulo externo. E ao longo dos anos o seu escudo mudou, desde a fonte até os adereços alusivos aos feitos do "Colorado dos Pampas", conforme demonstra a sequencia abaixo retirada do site do clube (www.internacional.com.br).



Posteriormente, o clube passou a adotar as iniciais em vermelho sobre o fundo circular branco. Ainda na década de 50 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho, com bordas brancas, assim como conhecemos nos dias atuais.
Ainda na década de 50 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho, com bordas brancas. Depois do bi-campeonato brasileiro (1975-76) o escudo passou a hostentar duas estrelas douradas no seu topo.
Após as conquistas dos campeonatos Brasileiros de 1975-76, o escudo recebeu uma estrela dourada sobre o escudo, representando cada um dos títulos.
Em 1979, com a conquista do tri-campeonato houve a adição de mais uma estrela acima e de um par de louros abaixo do escudo como forma de reverenciar a forma invicta como foi conquistado o triunfo daquele ano. Na década de 80 tais referências chegaram a ser abandonadas em algumas oportunidades, principalmente, os ramos de louros.
Em 1992, com a conquista da Copa do Brasil - o quarto título nacional do Colorado, mais uma estrela foi incorporada ao escudo do clube. Com a conquista da Copa Libertadores da América em 2006, uma quinta estrela (de tamanho 50% maior que as demais) foi adicionada entre as outras e que no final do ano ganharia a companhia de uma estrela prateada maior sobre ela, que representa o título de Campeão Mundial Interclubes - FIFA conquistado na memorável vitória sobre o F.C. Barcelona da Espanha.
Em 2007, as conquistas completariam o cenário para o desenho atual do escudo com uma coroa sobre o escudo e um par de ramos de louro sob o mesmo. Os ramos de louro significam a conquista do Campeonato Brasilero Invicto, em 1979. A coroa representa a inédita conquista da Tríplice Coroa: Libertadores da América (2006), Fifa Club World Cup (2006) e Recopa Sul-Americana (2007).
As estrelas permaneceram, inicialmente passaram para o lado direito do peito (no lugar da marca do fornecedor de material esportivo e posteriormente para a área central do peito um pouco acima da altura do escudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário