SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

TV GLOBO:REDE GLOBO DE TELEVISÃO - 121

EVOLUÇÃO DA LOGOMARCA DA TV GLOBO
INGAUGURAÇÃO: 1965 – TV GLOBO canal 4 do Rio de Janeiro




Representa uma “rosa dos ventos” estilizada que se dirige para os quatro pontos do mundo, note-se que são quatro números 4 cruzados, numero do canal da emissora no Rio de Janeiro.
Autor: Aloisio Magalhães
FINAL DOS ANOS 60 ATÉ 1970
Globo estilizado com a linha do equador e dois fusos horários
No final dos anos 60 o logo sofre sua primeira grande mudança, um globo com duas esferas.
Segundo Hans Donner, esse segundo logo da emissora pouco tem a ver com uma emissora de tv, mas o logotipo foi bem divulgado na época e ficou desta forma até inicio dos anos 70 quando a emissora entao começou a formar a rede de tv e em 1973 o globo com os dois
1973 – FORMAÇÃO DA REDE



Mantido o mesmo globo seguido de vários outros círculos interligados e escrito !Rede Globo”, essa simbologia dava uma imagem de rede interliganso-se.
1974 até MARÇO DE 2008-GLOBO E TELA
Esse símbolo mostra uma esfera externa representando o globo (mundo), com uma tela de TV estilizada exibindo o mundo (circulo menor no centro).
Autor: Hans Donner
DE 1985 até 1990: ACRESCENTADAS CORES
Dentro do logo é acrescentado cores, formando uma espécie de arco-iris, ganhando posteriormente dimensão, largura e profundidade em 3D. Dentro da tela aparecem triângulos em forma de colméias
DE MARÇO DE 2008 – TELA DIGITAl
Esse novo logotipo, parecido com o anterior com a diferença da tela mais retangular lembrando o aspecto das telas de tv digital e as cores dentro do globo agora são linhas coloridas, representando a alta definição
Fonte:
jameseduardo.blogspot.com
redeglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário