O TREFOIL
SÍMBOLO
O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.
Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l
LOGO
O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.
MARCA
É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.
LOGO OCULTO
O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.
Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.
Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”
ADDIDAS : MARCA -222
O TREFOIL
COCA-COLA: LOGOTIPO -221
SHELL - 220
ASTON MARTIN: MARCA - 219
No filme Goldfinger de 1964, James Bond usou uma atualização da Aston Martin, supersleek prata Aston Martin DB5 (completo com metralhadora, passageiro assento ejetor, rotativos e chapas de matrícula!)
NISSAN : MARCA - 216
PÉ-DE-COELHO ' AMULETO :SIMBOLOGIA-215
TREVO ' AMULETO : SIMBOLOGIA -212
YESHUA - Símbolo (Nome Místico de Jesus) -210
Segundo explicação de Vassariah, o Nome Místico-Cabalístico de Jesus no centro do losango é o símbolo da evolução das forças e de sua dualidade (o que está em baixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está em baixo, para realizar os milagres de uma só coisa).
ASPIRINA : MARCA - 207
OPEL : SÍMBOLO - 206
FERRADURA 'AMULETO: SIMBOLOGIA-204
MITSUBISHI : SÍMBOLO-203
JOHNSON & JOHNSON - 201
CITROËN : SÍMBOLO - 200
BACARDI (Símbolo do Morcego) - Logotipo
TIO SAM -Símbolo - 197
FIGA ' AMULETO : SIMBOLOGIA - 195
CORINTHIANS: SPORT CLUB-ESCUDO-189
SEAT ' Marca-186
LANDE ROVER: SÍMBOILO-185
INTERNACIONAL:SPORT CLUB-ESCUDO-181
PALMEIRAS: ESPORTE CLUBE-ESCUDO-180
CHRYSLER:SIMBNOLO-179
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE: ESCUDO-177
De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.