A idéia para concepção do portal YAHOO! começou em 1994 como hobby de dois estudantes, candidatos a p.h.d em engenharia elétrica na universidade de Stanford, sendo desenvolvido dentro do campus da própria universidade. Os estudantes David Filo e Jerry Yang, este último nascido em Taiwan, iniciaram fazendo uma lista de suas páginas preferidas na Internet. Passaram a dedicar-se mais tempo ao seu hobby do que aos seus estudos, culminando com um dos negócios mais extraordinários da Internet. Como a lista de sites favoritos estava enorme, os dois estudantes resolveram dividi-la em categorias e depois em subcategorias, organizadas em hierarquia e pastas, a exemplo do que se fazia naquela época com os arquivos pessoais no computador. Estava criado um novo conceito
DESCRIÇÃO DO LOGOTIPO
-O novo site, primeiro realmente popular a catalogar endereços para consulta, foi ao ar no dia 15 de março de 1995 com o nome de “Jerry’s Guide to the World Wide Web”, mas não demorou muito para seu nome ser trocado por YAHOO!, que significa “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, apesar dos fundadores insistirem que o nome foi inspirado no povo Yahoo, inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver, que tem como definição geral: rude, sem sofisticação, simples. No oeste dos Estados Unidos, é uma interjeição usada pelos vaqueiros para demonstrar animação e entusiasmo. Os mais atentos devem perceber que todo material oficial da marca usa o sinal de exclamação logo após o nome (YAHOO!) e a explicação é simples: a marca YAHOO já existia em pelo menos três segmentos diferentes. A solução encontrada pelos dois estudantes foi usar a exclamação, cientes de que na informalidade ninguém iria se lembrar

EVOLUÇÃO DO VISUAL
No começo de tudo, o YAHOO! nada mais era do que uma pequena lista de sites organizados por assunto. Nada de E-mail, Grupos, Chat ou Messenger, mas somente o diretório. Até a cor do logotipo era outra, e ainda exibia um engraçado saltitante Y em forma de homem (conhecido como "Jumping Y Guy"). Depois de assumir um visual com ares primitivos, em 1996 o logotipo adotou oficialmente a cor vermelha e uma nova tipologia de letra. Recentemente, a partir de 2008, o logotipo aos poucos foi adquirindo a cor roxa, tão presente ao longo da história da marca. Outra mudança foi a exclusão do sombreamento utilizado no logotipo. Em algumas ocasiões a marca utiliza o logotipo de forma abreviada (Y!).
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Nenhum comentário:
Postar um comentário