SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

AGRALE - Logotipo

Agrale
A história da Agrale começa em 1962 com a fundação da Agrisa – Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S.A com o objetivo de fabricar microtratores de duas rodas. Porém em 1965 o Grupo Francisco Stedile adquire o controle acionário da Agrisa e altera a denominação para Agrale.
Em 1975 a Agrale ampliou sua capacidade de produção com a inauguração de sua própria fábrica. Em 1982 a Agrale desenvolve seu primeiro caminhão, o TX1100. O ano de 1985 ficou marcado com o aumento da produção devido a inauguração de sua nova unidade fabril. E em 1990 inaugurou sua terceira fábrica, produzindo cabines e outros componentes.
Em 1997 a Agrale firmou um acordo com a Zetor, fabricante européia de tratores, visando a produção de tratores médios e com a Navistar para a montagem de caminhões Internacional para o Brasil e exterior. No ano de 1998 faz acordo com a Marcopolo para o fornecimento de chassis para a montagem do microônibus Volare e inicia a produção dos caminhões Internacional.
Em 2006 a Agrale vende sua divisão de motocicletas, finalizando o acordo comercial com o grupo italiano MV Augusta. Em 2008 inaugura uma montadora na Argentina e comemora a produção de 25.000 unidades de chassis Volare e 12.500 de caminhões Internacional.

Fonte:salaodecarros.com.br
Formatação: Helio Rubiales

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