SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

BAND ' TV - Logotipo



A trajetória da BAND começou no final dos anos 60, como resultado do projeto de expansão de João Jorge Saad na área das comunicações. Antes de fundar a rede de televisão, o empresário já possuía experiência em mídia com a Rádio Bandeirantes, fundada no dia 6 de maio de 1937 pelo inesquecível Paulo Machado de Carvalho e que ele havia adquirido em 1948, e transformado em uma das principais emissoras do Brasil. João Saad era um pioneiro e acreditava no poder da informação. Desde 1954 quando obteve a concessão do canal 13, ele alimentava o sonho de criar uma emissora de televisão. A REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO foi ao ar oficialmente no dia 13 de maio de 1967 com a entrada em operações do Canal 13 em São Paulo. Um discurso de João Saad, seguido de um show dos cantores Agostinho dos Santos e Cláudia, abriram as transmissões.

A evolução visual e a mascote
A TV BANDEIRANTES tinha em seus primeiros anos um coelho como símbolo e mascote. O personagem com chapéu bandeirante e uma espingarda na mão explodia o centro do test-patern da emissora e iniciava a programação.-Desde que foi fundada a BAND, rapidamente, passou a utilizar um símbolo de identificação: uma bolinha com duas linhas curvas em suas extremidades, superior e inferior, formando um círculo. Quando chegou cor ao canal em 1972 este logotipo ganhou a coloração vermelha. Foi a partir deste símbolo que começou a ser criado o logotipo da emissora, que evoluiu aos poucos e adotou o visual atual, semelhante a um olho. A última versão foi introduzida em 2010. Também em 1972, a BAND teve ajuda da emissora americana NBC para realizar suas primeiras transmissões totalmente coloridas. Foi então que a rede resolveu escolher um novo símbolo que pudesse valorizar o avanço tecnológico e adotou a figura de um pavão multicolorido, também símbolo da emissora americana NBC. Neste período o pavão foi utilizado para o ajuste de cores para todos os televisores que estivessem ligados no canal 13.
-

Fonte:mundodasmarcas.blogspot.com-

Nenhum comentário:

Postar um comentário