SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

MAZDA ' Logotipo


O nome MAZDA teve origem em Ahura Mazda, o mais importante Deus zoroástrico da razão, que concedeu sabedoria e uniu o homem, a natureza e os outros deuses. De igual modo, é bastante parecido com a fonética do nome do fundador da empresa, Jujiro Matsuda, que fundou a empresa no dia 30 de janeiro de 1920 com o nome de Toyo Cork Kogyo Co. Ltd (companhia industrial do oriente). Em 1927 alterou o seu nome para Toyo Kogyo Co.; em 1929 tem início a fabricação de máquinas e ferramentas; e pouco depois, em 1931, inicia a produção de um veículo de carga de três rodas batizado de Mazda-Go, um misto de moto e caminhão. Já em 1932, a montadora começou a exportar seus veículos para a China.

EVOLUÇÃO DO LOGOTIPO
Durante toda sua história a marca MAZDA passou por várias modificações em sua identidade visual. Seus primeiros logotipos, na década de 30, não tinham nenhuma padronização e mudavam constantemente. Em 1962 a marca introduziu um logotipo formado por uma M estilizado, coincidindo com o lançamento de seu primeiro automóvel. Somente em 1975 introduziu uma identidade visual corporativa padronizando sua comunicação, com o nome MAZDA escrito em azul.
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Na década de 90, a MAZDA utilizou um símbolo como logotipo em seus automóveis: introduzido em 1991, ele representava a forma característica de asas, um sol e um círculo de luz. O tradicional símbolo com um M estilizado em forma de asas passou a fazer parte de seu logotipo em 1997. Ele representava a dedicação constante e o crescimento contínuo da marca, com as asas representando a visão de futuro da empresa.
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● Origem: Japão
Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com

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