SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

CIDADE DE FORTALEZA ' Brasão de Armas e Bandeira


Município de Fortaleza
Estado do Ceará

Fortaleza é um município brasileirocapital do estado do Ceará. Pertence àmesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidadedesenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetrosde Brasília. Suatoponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelosholandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em portuguêssignifica: "força, valor, coragem".
Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 447 409 habitantes, sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 8 001 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil e a 91ª mais populosa do mundo.A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3.655.259 habitantes, sendo a sexta mais populosa do Brasil, e a segunda do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece comometrópole da terceira maior rede urbana do Brasil em população
BRASÃO

Ficheiro:Brasao Fortaleza Ceara Brasil.svg
Brasão da cidade de Fortaleza foi projetado por Tristão de Alencar Araripe e é utilizado em documentos oficiais da prefeitura e do poder legislativo da cidade bem como na ornamentação e composição de prédios públicos da cidade. O brasão figura também aBandeira de Fortaleza.
CARACTERÍSTICAS
De fundo azul e coroa mural de cor ouro. Tem a divisa Fortitudine (do latim - força ou fortaleza), de semblante preto em listel branco emrramado em dois galhos, um de fumo e outro de algodão, ambos em flôr e ao natural.
A coroa do castelo central, de 8 torres (sendo 5 visíveis), representam o valor de uma capital de estado.
ERROS DE CONFECÇÃO
O brasão de Fortaleza possui erros crassos, considerando-se as convenções daheráldica municipal (também denominada "civil") brasileira:
  • A "coroa-mural", peça dourada representada logo acima do escudo possui um desenho altamente equivocado. O correto são cinco torres, e não três, como aparente no desenho atual. Estas torres devem possuir "portas", e estas devem vir pintadas de preto, como acontece no exemplo do Brasão de Curitiba.
  • O formato do escudo também está errado. O correto é um escudo no formato denominado "redondo", ou português como é o das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e da maioria dos municípios brasileiros.

BANDEIRA
Bandeira de Fortaleza é um dos símbolos oficiais do município de Fortaleza, estado do CearáBrasil. Foi idealizada por Isac Correia do Amaral e adotada em 11 de novembrode 1958.
DESCRIÇÃO
Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 7:10, sendo composta de um campo branco sobreposta por uma Cruz de Santo André em azul. O azul é iqual ao da bandeira nacional, bem como as proporções do pavilhão. No centro encontra-se o brasão municipal, projetado por Tristão de Alencar Araripe. As medidas devem sempre seguir a proporção de 20 por 14 módulos. As faixas azuis em diagonais terão largura de dois módulos e meio formando ângulos retos nas extremidades da bandeira de lado igual a um módulo e oito décimos, aproximadamente. No centro, as dimensões do brasão são: seis módulos e meio de largura máxima e sete módulos de altura máxima
Formatação: Helio Rubiales
Fonte: pt.wikipedia.org
LOCALIZAÇÃO
Localização de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário