SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA - Logotipo


Como a marca dos novos tempos surge o logotipo renovado, confirmando que toda a inovação feita pela Beneficência Portuguesa de São Paulo já nasce com 150 anos de história e tradição.
O novo logotipo, mantém  a Cruz da Ordem de Cristo, porém num sentido estilizado acompanhando a modernidade. As duas circunferências concêntricas com o nome da Sociedade , bem como a esfera armilar , que também desapareceu, porém ainda presente em formato estilizado


 HISTÓRIA
A história da Beneficência Portuguesa de São Paulo é resumida em sua missão de que nada é mais responsável do que salvar vidas. Todo o empenho dessa associação civil de caráter filantrópico é reconhecido pelos milhares de pacientes atendidos sem distinção de nível social ou econômico.

Quando dois jovens imigrantes portugueses, Luís Semeão Ferreira Viana e Joaquim Rodrigues Salazar, ambos caixeiros de pequenas lojas, idealizaram a criação de uma sociedade para ajudar a população carente, jamais poderiam imaginar que um sonho atravessaria um século e meio, para se tornar uma das maiores e mais respeitadas instituições de saúde do País. Era o ano de 1859. Unidos a um grupo de 118 pessoas de diferentes profissões e classes sociais fundaram a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência.
Os primeiros cinco anos foram de grande dificuldade, mas a perseverança venceu os obstáculos, e em 1864 os associados somavam 290 pessoas. Era o momento de buscar um espaço próprio.
A consolidação da estrutura física ocorreu apenas em 1873 com a compra do terreno na rua Alegre, hoje Brigadeiro Tobias. Ali está a pedra fundamental do Hospital São Joaquim, primeiro prédio da Sociedade cuja obra foi concluída três anos depois. Por sessenta anos foi o único prédio até então erguido pela Sociedade.
Surge a chance de ter um terreno na rua Maestro Cardim, onde foi construído o primeiro prédio do complexo hospitalar atual.
Formatação: Helio Rubiales



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