SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

IRFM (Industrias Reunidas Francisco Matarazzo) - Logotipo

 

As Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM) foi um grupo empresarial brasileiro, maior da América Latina, com sede no município de São Paulo, capital  onde empregava cerca de 6% da população. Detinha a quarta maior renda bruta do Brasil e chegou a contar com mais de trinta mil empregados em suas inúmeras unidades espalhadas pelo país.  Seu fundador foi o imigrante italiano Francesco Matarazzo, que se tornou o homem mais rico do país  Em 1987 encerrou suas atividades.

LOGOTIPO


Logotipo muito antigo, composto por um circulo envolvendo a diversidade das fábricas com suas chaminés em plena atividade. Encimando o circulo as iniciais do grupo empresarial: IRFM - indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, envolvidos por uma coroa de louros, simbolizando a vitória. Na parte inferior contornando o circulo em latim : Fides-Honor-Labor (Fé, honra e trabalho.

Descrição: Helio Rubiales

PEPSI - COLA - Logomarca

A Pepsi Cola, como empresa, foi fundada em 1898. à época o logotipo utilizado no seu produto era muito similar ao de seu principal concorrente, a Coca-Cola


 O primeiro logo utilizado pode ser visto abaixo:




 O primeiro logotipo durou 7 anos e foi substituído por este:




 São mudanças singelas, mas que mudam totalmente a proporção. Ao invés de um logo alongado retangular, difícil de visualizar quando impresso em uma garrafa redonda o novo mostra proporções mais adequadas. Um ano depois, a empresa muda novamente e lança o logo a seguir:



 Nota-se a preocupação com a simetria e semelhança das letras, começa a aparecer uma tipologia inexistente no primeiro logo. Aparece pela primeira vez a palavra “Drink” (beba) e dois pontos separam Pepsi de Cola. O logo durou 34 anos quando foi substituído por este:



 Utilizado a partir de 1940, nota-se uma preocupação maior com o design. Os dois pontos passam a ser representados por um hífen e a palavra “Drink” volta a ser retirada. Duarnte dez anos a Pepsi utilizou este logo até que em 1950 introduziu novos elementos:



 O Logo permanece inalterado, mas aparece associado a uma tampinha de aço de garrafa, o símbolo”R” de marca registrada e a introdução de uma cor que prevalece até hoje: o azul. 12 anos depois a Pepsi introduz o seguinte logo:



 As mudanças agora são grandes. A empresa abre mão da tipologia manuscrita e passa a chamar seu produto de “Pepsi”, sem o complemento “Cola”. Este logo durou até 1973 quando foiu novamente alterado:



 Nota-se uma semelhança com o anterior mas a tampinha é estilizada em um círculo e as laterais contornam o logo anterior com as duas novas cores: Vermelha e azul que serão utilizadas a partir de então. Em 1991 a Pepsi lança o seu novo logo:




 É uma mudança grande, alterando a tipologia para um padrão itálico e dando maior peso ao nome do que ao desenho simbolizado da “tampinha”. Em 1998 a Empresa tenta inovar utilizando padrões de profundidade e relevo e lança o novo logo:



 Este logo é utilizado até 2003 quando a empresa testa o “movimento” e oferece um logo dando a ideia de velocidade:



 Atualmente a Pepsi utiliza os logos abaixo: O mesmo pode ser utilizado com ou sem a tipologia

Fonte: http://www.portaldomarketing.net.br/a-evolucao-das-marcas-e-logotipos-02-pepsi/

WENDY'S Logo Oculto



O logo o da tradicional lanchonete americana guarda um segredo muito discreto: se você prestar atenção, o colarinho da menina forma a palavra “Mom” (mãe). A ideia é que você se lembre da Wendy’s sempre que pensar em comida de mãe

NINTENDO Game Club - Logo Oculto




Além de ser formada por “um cubo dentro de outro cubo”, a logomarca do Nintendo GameCube ainda traz uma sutileza bem interessante. Perceba que, enquanto o espaço positivo forma o “G”, de “Game”, o negativo forma o “C”, de "Cube". Ademais, esse é um console cuja coleção de títulos realmente deixou saudade — embora isso não apareça na logo.

Fonte: megacurioso.com.br

CISCO - Logo Oculto



As misteriosas linhas que compõem a logo da multinacional americana têm dois sentidos. Trata-se de uma representação da famosa ponte Golden Gate, de São Francisco (Califórnia), e também de um sinal digital — conversão em “zeros” e “uns” de uma curva analógica, a fim de criar uma representação mais compacta e eficiente.

Fonte: megacurioso.com.br

PICASA - Logo Oculto



Este logotipo encerra mais de uma “mensagem”, por assim dizer. Qualquer sujeito minimamente iniciado em fotografia deve ter percebido ali o obturador de uma câmera fotográfica — o conjunto de lâminas imbricadas que se abre e se fecha, a fim de expor o filme/sensor à luz, realizando a fotografia. Já o “Pi” é a abreviação de “índice de pixel”, enquanto a “casa” — tanto no nome quanto na imagem, em negativo — deve ser a parte mais evidente da marca.

Fonte: megacurioso.com.br

ZOOLÓGICO DE PITTSBURGH - Logo oculto


Composto pela justaposição de imagens positivas e negativas, formando uma grande a
árvore ladeada pelos perfis de um leão e um gorila, formando desse modo o logotipo do zoológico


McDONALDS - Logo Oculro



 O logo do McDonalds é representa um grande “M”, mas de acordo com o psicólogo Louis Cheskin, ele também significaria outra coisa oculta.
Quando a empresa quis mudar o seu logo na década de 60, o senhor Cheskin sugeriu que não, pois o símbolo representaria um par de protuberantes seios. Isso mesmo, senhores, o logo do McDonalds só existe até hoje por causa do seu apelo sexual.

 www.tudointeressante.com.br

HARTFORD WHALERS - Logo Oculto




Esse  logo combina a cauda de uma baleia em azul e as iniciais de Hartford Whalers ‘H’ e ‘W’. 

http://www.toprated.com.br/

GOTHAM BOOKS - Logo Oculto


Esse é auto-explicativo, as ilustrações de livros empilhados uns sobre os outros simulam um arranha-céu, marca registrada de Gotham City.

 http://www.toprated.com.br/

GOODWILL - Logo Oculto


O logo usa um ‘g’ em caixa baixa não só para representar a primeira letra da empresa, mas também para mostrar um rosto sorridente e transmitir uma sensação positiva.

A face sorridente icônica é, na verdade, a letra “G” de Goodwill, empresa de contabilidade americana, vista de perto e depois de receber cortes. 


http://www.evef.com.br/artigos-e-noticias/design-grafico/145-design-de-logotipos-inteligentes

THE BRONX ZOO - Logo Oculto


O logo do zoológico do Bronx tem oculto entre as pernas das girafas formando os prédios de Nova York,  representando a natureza no meio da cidade.  Entre as imagens negativas  e positivas vemos no logo quatro prédios 
Formatação: Helio Rubiales