SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS - Logotipo - 306


HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS

Tudo começou na década de 20. A cidade de São Paulo, então tinha uma população de 580.000 habitantes, a cultura do café estava enfrentando uma de suas crises e várias indústrias estavam abrindo as suas portas.
Foi nesse ambiente que, em 28.11.1921, uma mulher libanesa que vivia na capital de São Paulo, Adma Jafet, convidou seus amigos para uma reunião em sua casa, no bairro do Paraiso. Não foi, porém, apenas para o chá. Adma, que chegou ao Brasil com 15 anos de idade, tinha uma proposta: a construção de um hospital para a comunidade.
Seus amigos gostaram da idéia e no mesmo dia  doaram o dinheiro. Um pouco mais tarde, o grupo de 27 membros da comunidade sírio-libanesa, todas mulheres, tinham estabelecido: Mulheres do Hospital Sírio-Libanês Sociedade Beneficiente. Essa empreitada resultou em um dos melhores hospitais do Brasil

LOGOTIPO
O primeiro símbolo do hospital era a figura de uma enfermeira ao lado de uma cruz luminosa emitindo os seus raios. O conjunto era envolvido por um circulo, tendo na parte superior escrito: Sociedade Beneficente de Mulheres, e na parte inferior: Hospital Sírio-Libanês. Esse logotipo foi criado pela idealizadora do Hospital, Adma Jafet

LOGOTIPO ATUAL
O logotipo atual traduz os valores da instituição: humanismo, excelência, identidade cultural de origem e cuidado/proximidade. Para representar esses quatro valores, a empresa OZ  Design, desenhou uma mandala composta por pessoas de mãos dadas, com inspiração na marcheteria oriental, formando a marca de uma cultura em que as relações interpessoais são o maior valor humano.

Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Fontes:
brazzilmag.com
pt.wikipedia.org
estojorosa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário