SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

BRASÕES COMUNISTAS



A heráldica comunista, como vista nos emblemas oficiais dos Estados socialistas e emblemas dos países e regiões autônomas sob outrora direção socialista, tende a usar como tema principal em sua simbologia comunista as ferramentas e produtos da produção agrícola e industrial de base, em geral sobre fundo rubro. Os elementos gráficos mais comuns na heráldica socialista são:estrelas vermelhas ou amarelas/douradas; sóis-nascentes ou raios de sol; campos e feixes de cereais (trigo, arroz, milho, centeio, cevada); engrenagens; barragens hidrelétricas; torres de transmissão elétrica; ferramentas (foice, martelo, pá, enxada, facão, compasso, pincel); armas de fogo (em contraste com armas brancas da heráldica medieval). As datas abaixo dos brasões representam o início e o final do comunismo; os brasões sem datas ainda continuam comunistas/socialistas. Estão sendo omitidos os brasões dos países que participavam da ex-repúblicas soviéticas, pois estão relacionados num tópico a parte, no link de Brasões e Bandeiras:
http://simbologyworld.blogspot.com

AFEGANISTÃO
1980-1987

ALBÂNIA
1946-1991

ALEMANHA ORIENTAL

1955-1990

ANGOLA

BENIN
1975-1990

BOSNIA
1963-1992

BULGÁRIA
1971-1990

BURQUINA FASO
1975-1990

CAMBOJA
1975-1979

CHINA


CONGO

1970

CORÉIA DO NORTE

CROÁCIA

1963-1992

ESLOVÊNIA
1963-1992

ETIÓPIA

1987-1991

GAGÁUZIA
1956-1991

GUINÉ-BISSAU

HUNGRIA
1949-1956

IUGUSLÁVIA
1963-1992

LAOS
1975-1992

MACEDÔNIA
1963-1992

MOÇAMBIQUE

MONGÓLIA
1960-1991

MONTENEGRO
1963-1992

ROMÊNIA
1965-1989

SÉRVIA
1963-1992

TRANSNÍSTRIA

TUVA
1921-1944

VIETNÃ

Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
Fonte: pt.wikipedia.org

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