SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

SIMBOLOGIA TUMULAR

Na arte tumular, também se usa símbolos que é uma forma de representação de determinados contextos históricos, ideológicos, religiosos, sociais e econômicos, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida, representando a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito , inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dando sentido às vidas passadas preservadas no silêncio dos cemitérios. A simbologia tumular designa um elemento representativo visível em lugar de algo invisível, que tanto pode ser um objeto, como um conceito ou idéia. O símbolo tem exatamente essa propriedade excepcional de sintetizar, numa expressão simples e sensível, todas as influências do inconsciente e da consciência, bem como das forças instintivas e espirituais, em conflito ou em vias de se harmonizar no interior de cada ser. Desta forma, o símbolo é muito mais do que um simples sinal, transcende o significado e depende da interpretação que, por sua vez, depende de certa predisposição para ser interpretada. Ela intensifica a relação com o transcendente. A simbologia tumular está carregada de afetividade e dinamismo que harmoniza o ser vivente perante a morte, perpetuar a vida.

Conheça a simbologia tumular acessando o link:

www.simbologiatumular.blogspot.com

17 de jun de 2011

BRASÕES RELACIONADOS AO PAPADO



BRASÃO DA SANTA SÉ E DO ESTADO DO VATICANO

Ficheiro:Coat of arms of the Holy See.svg

O Brasão de Armas da Santa Sé é blazoned gules, duas chaves no saltire e/ou argent, entrelaçado anéis gules ou sob uma tiara argent, ou coroado. Assim, é simplesmente o emblema do Papado exibido num campo vermelho. É aqui representado com um cordão de ouro, em vez dos habituais cordões vermelhos, de modo a contrastar com o vermelho do escudo.
O brasão de armas do
Estado do Vaticano difere apenas a posição das duas chaves, que são cruzadas.
SIMBOLISMO

  • As chaves de ouro e prata cruzadas simbolizam as chaves do reino dos céus prometido para São Pedro, com autoridade para vincular (Mateus 16:18-19).
  • A trípla coroa (a tiara) representa "os três poderes do Sumo Pontífice: Sagradas Ordens, Jurisdição e Magistério", em outras palavras: as funções de "supremo sacerdote", "supremo pastor" e "supremo professor".
  • A cruz de ouro que encima a tripla coroa simboliza a crucificação de Jesus.

BRASÃO DO ESTADO DO VATICANO
Ficheiro:Emblem of Vatican City.svg

Brasão com as chaves cruzadas de São Pedro e a mitra papal centradas na banda branca.
Em heráldica, amarelo e branco representam em geral dois metais, ouro e prata, que não são colocados lado a lado. Esta é uma exceção especial, porque as cores também representam as chaves de São Pedro


Ficheiro:Ombrellino-keys.svg
O brasão da Santa Sé durante o período de Sede Vacante, com as chaves cruzadas de ouro e prata do céu, símbolo do papado, cobertos pelo ombrellino ou Umbraculum (do latimumbra "sombra" no sol, guarda-sol) também chamado Umbela Basilical ou Conopeu Basilical - em italiano Ombrellino - é uma insígnia e peça histórica dos papas, outrora usado diariamente, para fornecer sombra para o papa. É utilizada na Igreja contemporânea em todas as basílicas de todo o mundo. Quando o papa eleva uma igreja ao grau de Basílica, o umbraculum é obrigatoriamente usado, como a principal insígnia. É uma espécie de guarda-sol que alterna listas em ouro e vermelho, as tradicionais cores do pontificado. Não se trata de peça decorativa, mas de uso nas procissões.

Esta insígnia é usada - sempre semi-fechada ("semichiusa") - junto a outras duas: oTintinábulo, que possuí um pequeno sino - antigamente utilizados para anunciar a chegada do papa a uma
Basílica, que muitas vezes era em montaria - e a Virga Rubra, uma espécie de vara vermelha arrematada por ornatos de prata. Acredita-se que o controverso Papa Alexandre VI tenha sido o primeiro papa a utilizar o umbracullum como um símbolo do poder do papado, embora os papas já utilizassem antes umbelas e objetos semelhantes. Um membro da Cavalaria Papal, muitas vezes seguia atrás de um papa com o umbracullum na mão.
Simbologia
O umbraculum faz parte do escudo de armas da Sede Vacante, ou seja, o período entre o falecimento de um Papa e a eleição do seu sucessor. Foi usado primeiramente dessa forma como um emblema em moedas cunhadas em 1521. O brasão de armas do Camerlengo é ornamentado com um par de chaves de ouro e prata cobertos por um umbraculum
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org

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