BRASÃO DA SANTA SÉ E DO ESTADO DO VATICANO
O Brasão de Armas da Santa Sé é blazoned gules, duas chaves no saltire e/ou argent, entrelaçado anéis gules ou sob uma tiara argent, ou coroado. Assim, é simplesmente o emblema do Papado exibido num campo vermelho. É aqui representado com um cordão de ouro, em vez dos habituais cordões vermelhos, de modo a contrastar com o vermelho do escudo.
O brasão de armas do
Estado do Vaticano difere apenas a posição das duas chaves, que são cruzadas.
SIMBOLISMO
- As chaves de ouro e prata cruzadas simbolizam as chaves do reino dos céus prometido para São Pedro, com autoridade para vincular (Mateus 16:18-19).
- A trípla coroa (a tiara) representa "os três poderes do Sumo Pontífice: Sagradas Ordens, Jurisdição e Magistério", em outras palavras: as funções de "supremo sacerdote", "supremo pastor" e "supremo professor".
- A cruz de ouro que encima a tripla coroa simboliza a crucificação de Jesus.
BRASÃO DO ESTADO DO VATICANO
Brasão com as chaves cruzadas de São Pedro e a mitra papal centradas na banda branca.
Em heráldica, amarelo e branco representam em geral dois metais, ouro e prata, que não são colocados lado a lado. Esta é uma exceção especial, porque as cores também representam as chaves de São Pedro

O brasão da Santa Sé durante o período de Sede Vacante, com as chaves cruzadas de ouro e prata do céu, símbolo do papado, cobertos pelo ombrellino ou Umbraculum (do latimumbra "sombra" no sol, guarda-sol) também chamado Umbela Basilical ou Conopeu Basilical - em italiano Ombrellino - é uma insígnia e peça histórica dos papas, outrora usado diariamente, para fornecer sombra para o papa. É utilizada na Igreja contemporânea em todas as basílicas de todo o mundo. Quando o papa eleva uma igreja ao grau de Basílica, o umbraculum é obrigatoriamente usado, como a principal insígnia. É uma espécie de guarda-sol que alterna listas em ouro e vermelho, as tradicionais cores do pontificado. Não se trata de peça decorativa, mas de uso nas procissões.
Esta insígnia é usada - sempre semi-fechada ("semichiusa") - junto a outras duas: oTintinábulo, que possuí um pequeno sino - antigamente utilizados para anunciar a chegada do papa a uma
Basílica, que muitas vezes era em montaria - e a Virga Rubra, uma espécie de vara vermelha arrematada por ornatos de prata. Acredita-se que o controverso Papa Alexandre VI tenha sido o primeiro papa a utilizar o umbracullum como um símbolo do poder do papado, embora os papas já utilizassem antes umbelas e objetos semelhantes. Um membro da Cavalaria Papal, muitas vezes seguia atrás de um papa com o umbracullum na mão.
Simbologia
O umbraculum faz parte do escudo de armas da Sede Vacante, ou seja, o período entre o falecimento de um Papa e a eleição do seu sucessor. Foi usado primeiramente dessa forma como um emblema em moedas cunhadas em 1521. O brasão de armas do Camerlengo é ornamentado com um par de chaves de ouro e prata cobertos por um umbraculum
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário