SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

COLÔNIA DO BRASIL (1500–1816) ' BRASÃO



Tendo sido o Brasil uma colônia do Império Português, recebeu, dentro da tradição heráldica lusitana, um brasão de armas. Esse brasão consistia em um pau-brasil, de verde, encimado por uma cruz latina, de preto, em escudo em forma de cálice. O desenho fazia referência aos dois principais nomes conferidos a essa terra:Terra de Santa Cruz e Brasil. Não se sabe exatamente quando foi criado esse brasão, mas nota-se que foi muito pouco difundido e decerto nuca foi adotado de maneira oficial. Há pelo menos dois registros desse brasão: no códice Tesouro da Nobreza, do rei-d'armas da Índia Francisco Coelho Mendes, editado em1675 e ora presente no arquivo da Torre do Tombo, e na página 63 do terceiro volume deHistória geral da colonização portuguesa no Brasil.
Ainda na condição de colônia, o Brasil careceu de estandarte próprio por mais de trezentos anos. Mesmo com sua elevação a Reino do Brasil, e o emputamento de bandeira própria, não há registro de novo brasão de armas que melhor refletisse aquele que veio a ser o verdadeiro símbolo a representar o País: a esfera armilar, circunscrita tanto na bandeira real quanto na bandeira do Reino Unido. A apropriação nacional da esfera armilar no brasão brasileiro só viria a ocorrer quando de sua independência.
Fonte: pt. wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

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