SÍMBOLO

O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.

LOGOTIPO

Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

LOGOMARCA

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.l

LOGO

O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

MARCA

É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.O termo é freqüentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.



LOGO OCULTO

O logotipo é a parte visual representativa de uma empresa.

Alguns, porém apresentam-se aos nossos olhos com símbolos ocultos que nos transmitem mensagens que reforçam a identificação da marca. Esses símbolos ocultos são “mensagens subliminares”, introduzidas no logotipo, e que a primeira vista podem passar despercebidas.

Para visualizar alguns exemplos, consulte no índice “LOGO OCULTO”

FBI ' Federal Bureau of Investigation - Selo

File: US-FBI-ShadedSeal.svg
As cores e símbolo do selo do FBI representam os valores e as normas do FBI e os Estados Unidos e fazem alusão à história tanto da organização e do país.
O centro do selo retrata um escudo enquadrados por dois ramos de louro, com um pergaminho na parte inferior com a inscrição "Fidelidade, Bravura e Integridade", contra um campo azul. Duas tira de ouro concêntricas delineadas ocupam a circunferência do campo, com as palavras "DEPARTAMENTO DA JUSTIÇA" na parte superior e "Federal Bureau of Investigation" abaixo. Um círculo de treze estrelas de ouro cerca o escudo e louros, representando a unidade dos treze estados fundadores originais dos Estados Unidos dos Estados Unidos. Os ramos de louro representam honras acadêmicas, distinção e fama. Os dois ramos representam um total de 46 folhas, em pé representando o número de estados quando o FBI foi fundado em 1908.
O campo azul por trás do escudo central representa a justiça, assim como as listras definida em um campo dourado na parte superior do escudo. Cinco  listras paralelas verticais vermelhas e brancas compõem o restante do escudo, representando as cores da bandeira americana . Tal como acontece com a bandeira, há uma faixa a mais em vermelho do do que a  branca. As listras simbolizam os valores do FBI;. Listras vermelhas simbolizam a coragem, valor e força, enquanto as brancas representam, limpeza, luz e verdade
A borda externa do selo é composto por uma série de picos de ouro chanfrado. Isto representa os graves desafios que o FBI enfrenta todos os dias e faz alusão à robustez da organização. A cor dourada representa a riqueza e a história da missão 
Formatação: Helio Rubiales
Fonte:en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário